Há alguns dados que dão a dimensão das eleições deste ano.
Dentre eles, está o do número de pessoas envolvidas com a organização do pleito.
Neste contexto, estão os mesários, fundamentais para garantir a tranquilidade e a organização da votação.
Somente aqui no Rio Grande do Norte, serão 31.168 mesários atuando no processo eleitoral de outubro. Eles estarão em 7.800 seções por todo o Estado.
Grande parte desse contingente é formada por voluntários que procuraram o Tribunal Regional Eleitoral para trabalhar na eleição. Todos estão sendo treinados desde o início da semana e vão seguir sendo preparados até o fim do mês, dias antes do pleito.
Além dos mesários, o TRE convoca mais 8.120 eleitores para atuarem em outras atribuições, como supervisores de local de votação. São pessoas que colaboram nas mesas receptoras de justificativa, transmissão dos dados da votação e até como coordenadores de acessibilidade, auxiliando a votação de pessoas com deficiência.
Há algumas compensações oferecidas para os colaboradores da Justiça Eleitoral. Fazem parte dessa lista dois dias de folga do trabalho por cada participação no processo eleitoral (quatro dias, se houver dois turnos, por exemplo) e isenção em concursos públicos.
Quem tiver interesse em participar como voluntário nas próximas eleições pode se inscrever e preencher um formulário disponível no aplicativo e-Título ou pelo site do TRE (www.tre-rn.jus.br).