Mais dois municípios do Rio Grande do Norte deverão receber tropas federais para reforçar a segurança na eleição do próximo domingo (6).
Depois de São Gonçalo do Amarante e de João Dias, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) está requisitando a atuação de militares federais em dois municípios do Seridó: Jardim de Piranhas e Serra Negra do Norte.
O pedido agora será analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas é improvável que deixe de ser atendido.
O Ministério Público Eleitoral identificou nas duas cidades seridoenses o risco de influência de facções criminosas nas campanhas de Jardim de Piranhas e de Serra Negra do Norte. O TRE acatou o parecer da procuradora eleitoral e aprovou a solicitação ao TSE.
A vinda das tropas federais visa a garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados.
Infelizmente, parece ser mesmo uma medida necessária em algumas cidades do RN. A começar de João Dias, que teve o prefeito Marcelo Oliveira (União) assassinado junto com seu pai, quando disputava a reeleição.
Em São Gonçalo do Amarante, um candidato a vereador foi alvo de atentado a tiro. Felizmente, sobreviveu, mas acusou motivação política no ataque de que foi vítima.
Agora, Jardim de Piranhas e de Serra Negra do Norte vêm engrossar a lista que entristece, preocupa e envergonha não apenas seus cidadãos, mas a todo o Rio Grande do Norte.