No mês em que incide a Semana Nacional de Combate e Prevenção ao Assédio Moral, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) compartilha, em sua página na internet, uma cartilha educativa sobre os diferentes tipos de assédio moral e as situações mais comuns na rotina de trabalho.
A publicação é Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e faz parte da campanha “Pare e Repare – Por um Ambiente de Trabalho Mais Positivo”. Seu objetivo é retratar, em linguagem simples, situações do cotidiano de trabalho que podem resultar em assédio moral.
A juíza Simone Jalil, uma das coordenadoras do programa “Trabalho Seguro” no Estado, alerta para a gravidade do assédio a que muitos empregados estão expostos. “O assédio moral é uma violência contra o trabalhador, interferindo na sua identidade e dignidade, com potencial de provocar sérios danos psicológicos e físicos”, ressalta a magistrada.
O TRT-RN tem a sua própria política de combate e prevenção ao assédio moral, que considera como violência no trabalho “qualquer forma de assédio moral e sexual praticado no âmbito laboral”.
Anexos