São João de Natal: Semsur capacita comerciantes sobre segurança e organização nos festejos juninos

Mais de 500 comerciantes e ambulantes que irão atuar no São João de Natal participaram, nesta terça-feira (27), de um momento de orientação e conscientização promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). O objetivo da iniciativa foi informar os trabalhadores sobre as normas de funcionamento nos polos do evento, garantindo segurança, organização e condições favoráveis para as vendas durante os festejos.

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, a ação visa garantir um ambiente propício para o comércio, para as vendas e, principalmente, para a segurança de todos: “Esse é o objetivo desse momento: conversar e alertar, trazer segurança e organização para todo o evento”, falou o gestor.

Durante o encontro, foram apresentadas orientações sobre o uso correto de energia elétrica, segurança alimentar, normas sanitárias e regras específicas para o comércio em espaços públicos. Representantes da Vigilância Sanitária do município, Cosern Neoenergia, Secretaria Municipal de Cultura, Funcarte e Sebrae estiveram presentes, oferecendo orientações técnicas aos participantes.

Pela primeira vez, o São João de Natal contará com eventos de grande porte em todos os polos, com expectativa de reunir até 90 mil pessoas. “Teremos cerca de 200 comerciantes por polo, e nunca antes tivemos um evento junino dessa magnitude em Natal. Por isso, a organização e o respeito às regras são fundamentais”, explanou Carlos Falcão, chefe de fiscalização da Semsur.

Entre as determinações apresentadas, ficou estabelecido que comerciantes que utilizarem fogo para preparação de alimentos deverão atuar em áreas específicas, previamente autorizadas pelo Corpo de Bombeiros, e equipadas com extintores de incêndio e botijões de gás de até 13kg. Também estão proibidos materiais cortantes ou pontiagudos.

A energia elétrica será de responsabilidade dos próprios comerciantes, podendo ser usada por meio de baterias automotivas, geradores ou ligação temporária autorizada pela Cosern. Ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, estão proibidas e quem for flagrado será penalizado com apreensão dos materiais.

Também está proibido o comércio de bebidas em garrafas de vidro. Caso a norma seja descumprida, o comerciante poderá ser multado a partir de R$ 1.200, valor que pode chegar até R$ 4.800 em caso de agravantes. A fiscalização será feita em conjunto pela Semsur, Guarda Municipal e Polícia Militar.

Além disso, durante o treinamento, a Vigilância Sanitária reforçou as orientações sobre o bom manejo dos alimentos, higiene e procedimentos sanitários. A Cosern destacou os riscos das ligações clandestinas, principais causas de acidentes elétricos, e apresentou boas práticas para um fornecimento seguro de energia durante o evento.

O Sebrae também marcou presença, explicando aos participantes como a instituição pode apoiar os microempreendedores locais com capacitações e orientações para o crescimento dos seus negócios.

Com essa preparação, a Prefeitura do Natal reforça seu compromisso com a segurança, a legalidade e o estímulo ao empreendedorismo nos eventos culturais da cidade.

Recent News

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?