A partir desta quarta-feira (19), o Rio Grande do Norte passa a contar com um novo membro em sua bancada: o senador Flávio Azevedo (PL).
Flávio assumirá a cadeira do senador Rogério Marinho (PL) pelos próximos quatro meses, na condição de primeiro suplente e em função da licença que o titular do mandato requisitou para se dedicar à campanha eleitoral.
Rogério Marinho vai dar atenção exclusiva aos palanques de candidatos do seu partido e de aliados. Não apenas no Rio Grande do Norte, mas em todo o Nordeste, território que vai percorrer em obediência a uma missão que lhe foi delegada pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.
O líder do PL potiguar afirma que vai desbravar a região na campanha para reorganizar o partido nos Estados nordestinos. E, por tabela, combater a esquerda e o PT na região que é o mais forte reduto eleitoral de Lula.
Entre uma subida e outra nos palanques do Rio Grande do Norte, incluindo o de Paulinho Freire (União) em Natal, Rogério Marinho vai levar aos demais Estados do Nordeste o ideário da direita e da política conservadora. Obviamente, mirando não apenas nas urnas de outubro próximo, mas também na eleição de 2026.
Em declaração à Folha de São Paulo, o senador potiguar deu uma canja do discurso que pretende espalhar pelo Nordeste: “Se você perguntar a alguém que mora no interior do meu Estado o que ele pensa sobre natalidade, drogas, mérito, propriedade, ele pensa exatamente como nós pensamos, mas vota em Lula. Nós temos uma tarefa que é mostrar a esse eleitor que, na verdade, ele é um eleitor conservador. Que é um eleitor que tem afinidade com o que nós representamos e o que nós defendemos”.
Em 2022, Lula voltou à Presidência com votação maciça na região, recebendo quase 70% dos votos do eleitorado. Venceu também em oito das nove capitais nordestinas, inclusive Natal. O petista perdeu para o ex-presidente Jair Bolsonaro apenas em Maceió.
São dados que indicam que não será tarefa fácil para Rogério Marinho promover o convencimento dos eleitores nordestinos.
Enquanto ele se dedica à missão lançada pelo PL, fica a torcida dos potiguares para que Flávio Azevedo desempenhe um bom papel em sua passagem pelo Senado.
Empresário do ramo da construção civil e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiern), hoje sócio-majoritário do grupo Tribuna do Norte de Comunicação, Flávio Azevedo pretende defender uma visão favorável ao empreendedorismo e à livre iniciativa.
Grande parte das lideranças políticas do Estado vai pegar o rumo de Brasília para prestigiar a posse de Flávio Azevedo, na tarde desta quarta.