Dos 575.629 eleitores de Natal, 425.565 (73,93%) foram as urnas neste domingo (27) e elegeram Paulinho Freire como prefeito de Natal com 222.661 votos, que representa 55,34% dos votos válidos. A candidata Natália Bonavides obteve 179.714 votos, o que corresponde a 44,66%. O total de votos em branco foi de 7.106 votos (1,67%) e 16.804 eleitores votaram nulo (3,78%). A abstenção foi de 26,06%, ou seja, 150.064 eleitores não compareceram às urnas neste segundo turno.
A desembargadora Lourdes Azevedo, ao encerrar a sessão da corte às 17h, falou da tranquilidade do pleito em Natal e aproveitou para agradecer aos 6.200 mesários e administradores de locais de votação além de servidores, magistrados e membros da Corte eleitoral pelo empenho e dedicação que, segundo a magistrada, foram fundamentais para o sucesso do pleito.
Para o desembargador Ricardo Procópio, vice-presidente e corregedor regional eleitoral, o êxito do pleito se deve ao trabalho de planejamento e prevenção feito, não só pelos membros da Corte, juízes eleitorais, servidores e colaboradores da justiça eleitoral, como também das forças de segurança pública e órgãos de imprensa.
Em sua fala, o juiz Fábio Bezerra frisou cada eleição é uma celebração “do exercício concreto da democracia, onde cada eleitor desempenha um papel fundamental para a construção de uma sociedade justa e solidária”. Já o juiz Lourinaldo Lima falou sobre o número elevado de abstenções e destacou a importância do voto. “Abster-se é aliar-se ás decisões que não foram tomas por você”. E completou: “Que possamos incutir na nossa população, não só o dever de votar mas o direito de votar e as consequências de não fazê-lo”.
O prefeito eleito Paulo Eduardo da Costa Freire é da União Brasil e a vice-prefeita eleita Joanna de Oliveira Guerra é do Republicanos. Eles concorreram pela coligação Bora Natal ( REPUBLICANOS / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / PP / PODE / SOLIDARIEDADE / PL / UNIÃO)