A semana começa com boas perspectivas para os professores da rede pública de ensino do Estado, do ponto de vista salarial.
Está prevista para esta terça-feira (6) a votação na Assembleia Legislativa do projeto que reajusta o piso da categoria.
O líder do Governo na Casa, deputado Francisco do PT, confirmou o acordo de líderes partidários da ALRN para votar a proposta do Executivo com a dispensa da tramitação regimental. Com isso, a proposta vai direto para apreciação no plenário, o que está previsto para acontecer na sessão de amanhã.
O Governo enviou a matéria há exatamente um mês, mas ela só foi realmente distribuída aos deputados na semana passada. Agora, vai ter sua votação acelerada.
A primeira parcela do novo piso salarial dos professores magistério já deveria ter sido incluída na folha de maio. Este foi o ponto acordado entre a categoria e o Governo. Mas a demora da Assembleia em votar a proposta impediu esse pagamento.
Com o atraso, a ideia é realizar o pagamento dessa primeira parcela em uma folha suplementar, nas próximas semanas. O próprio Francisco do PT já antecipou que vai defender junto ao Governo esse pagamento acelerado do piso, a partir da sua aprovação na ALRN.
Não deve haver dificuldade nesse desfecho. O Governo já concordou com ele e nem a oposição vai dificultar a aprovação de um projeto que beneficia uma categoria tão representativa no serviço público estadual.