“Somente o horizonte do futuro dá a realidade a sua verdadeira dimensão”. Assim, com o pensamento do filósofo alemão, Ernst Bloch, conhecido como o “filósofo da esperança”, que a nova desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN), Isaura Maria Barbalho Simonetti, encerrou seu discurso de posse durante solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (14), no Tribunal Pleno do TRT-RN, em Natal.
Bastante emocionada, a magistrada comentou ainda sobre a sua trajetória na Justiça, que foi iniciada como formanda em Direito (1990), servidora pública (1991 a 1993) e juíza do trabalho (a partir de 1993).
“Para mim, é muito gratificante fazer parte do TRT da 21ª Região cuja missão, enquanto Justiça Social, perpassa pela valorização do trabalho humano e pela garantia de existência digna para todos”, disse a desembargadora, que fez questão de renovar votos com a Justiça do Trabalho.
“Renovo o propósito de continuar exercendo a magistratura com humildade, responsabilidade e comprometimento. Com a ciência dos deveres inerentes da função jurisdicional e sem jamais perder a consciência do papel do poder Judiciário”, citou Isaura Simonetti, que fez agradecimentos especiais à sua mãe, pai, filhos, marido e todas as pessoas que, ao longo da vida, a fizeram chegar onde está hoje: na Corte do TRT-RN.
“Se eu vi mais longe, foi porque estava sob os ombros de gigantes, disse Isaac Newton”.
Posse
A sessão solene que marcou a posse da desembargadora foi aberta oficialmente pelo presidente do TRT-RN, desembargador Eridson João Fernandes Medeiros, e contou com a presença de autoridades, magistrados, magistradas, servidoras, servidoras, além de amigos (as) e familiares da magistrada.
Ao dar posse à desembargadora, o presidente Eridson Medeiros fez a entrega à magistrada da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho “Djalma Aranha Marinho” na ordem “Grã Cruz” e relatou aos presentes que a história dos dois na Justiça do Trabalho se cruzou quando a magistrada atuou no TRT-RN ainda na função de servidora.
“Fui o primeiro juiz instalador da 4ª Junta de Conciliação e Julgamento de Natal e, nessa mesma época, aportou Isaura Simonetti como jovem servidora do TRT21. Logo em seguida, tomou posse como juíza no primeiro concurso para magistratura do trabalho realizado pelo tribunal. Naquela ocasião, saudei, como presidente da Amatra21, as juízas e juízes empossados em 1993”, recordou o desembargador.
Ao deixar a 4ª JCJ de Natal, a então juíza substituta seguiu para Caicó, depois para 1ª Vara do Trabalho de Natal, até chegar à titularidade da 5ª Vara do Trabalho de Natal.
“Não tenho dúvidas de que a inteligência, a sabedoria e a competência da agora desembargadora Isaura Simonetti abrilhantarão esta Corte de Justiça”, garantiu o presidente do TRT-RN.
Em nome da magistratura do trabalho da 21ª Região (RN), a presidente da Amatra21, juíza Daniela Lustoza Marques de Souza Chaves, felicitou a nova desembargadora do TRT-RN, Isaura Simonetti.
“O momento é de comemoração! A magistratura do trabalho do Rio Grande do Norte deseja que a sua judicatura continue a brilhar e que essa nova fase seja abençoada com felicidade no trabalho”, disse em sua saudação a representante da Amatra21.
Para o gerente geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), Augusto Maranhão, a nova desembargadora do TRT-RN possui predicados como “valor sólido e polidez”.
“A mensagem que a Ordem traz é a de congratulação, de disponibilidade para colaborar com julgamentos mais justos possíveis e de participar ativamente na escuta participativa, pois a OAB só quer ter o direito de representar aquele que não pode falar, de buscar as garantias do cidadão em busca de um estado democrático de direito”, avaliou.
As saudações à nova desembargadora do TRT-RN foram encerradas com a participação do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte, Antônio Gleydson Gadelha de Moura, que representou também o procurador-geral do trabalho, José Lima Ramos Pereira.
“Temos o prazer de receber hoje, nesta Casa, no segundo grau, com toda a sua sensibilidade, com todo o seu cuidado com as pessoas, que eu tenho certeza que serão demonstrados no papel de julgadora também aqui, mas também no papel de uma pessoa que tem lugar de fala para pensar as políticas públicas judiciárias”, disse o procurador.
A desembargadora Isaura Maria Barbalho Simonetti compôs uma lista tríplice, por critério de merecimento, e assume vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Joseane Dantas dos Santos.