A governadora Fátima Bezerra nomeou a ex-vereador Júlia Arruda (PCdoB) como nova secretária estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh). A nomeação saiu nesta quinta-feira (13) e, com ela, Júlia assume a pasta em substituição à antiga titular, Olga Aguiar.
Será a segunda vez que Júlia Arruda assume o comando da Secretaria, na gestão de Fátima. Ela já havia ocupado essa cadeira em 2021 e permanecido no cargo por dois anos.
Depois de quatro mandatos como vereadora em Natal, Júlia não conseguiu se reeleger, no ano passado. Até teve uma boa votação, com 5.180 votos. Porém, ficou de fora da Câmara Municipal de Natal, por ter tido nove votos a menos que Samanda Alves (PT), a última eleita pela Federação Brasil Esperança, integrada por PT, PV e PCdoB.
Antes de voltar ao primeiro escalão do Governo, havia a expectativa de que Júlia Arruda fosse convocada para uma cadeira na Assembleia Legislativa.
A governadora chegou a convidar o deputado estadual Hermano Morais (PV) para a Secretaria de Turismo. Assim, a cadeira de Hermano seria transferida para Júlia Arruda, primeira suplente da Federação.
O plano, porém, não deu certo, pois o deputado do PV preferiu ficar na Assembleia.
A nomeação para a Secretaria das Mulheres foi, então, a saída encontrada pela governadora para dar um espaço a Júlia Arruda na ribalta política.