Enquanto a Assembleia Legislativa está em curso com seu processo para indicar qual deputado(a) vai virar membro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), uma outra vaga para a mesma Corte de Contas permanece aberta há mais tempo.
É a cadeira que foi deixada vazia com a aposentadoria da conselheira Adélia Sales. Uma vaga que cabe exclusivamente ao Governo do Estado preencher, a partir de lista tríplice apresentada pelo próprio TCE.
Esta lista está formada desde o final de abril, com os nomes do conselheiro substituto Antônio Ed de Souza Santana em 1º lugar; da conselheira substituta Ana Paula de Oliveira Gomes em 2º lugar; e do conselheiro substituto Marco Antônio Montenegro em 3º lugar.
A ordem é importante porque atende a critérios de merecimento e pontuações estabelecidas pelo Tribunal de Contas e normalmente é respeitada pela governadora Fátima Bezerra (PT).
Mantendo-se essa tendência, portanto, o conselheiro substituto Antônio Ed de Souza Santana, o primeiro da lista encaminhada pelo TCE, desponta como favorito a ocupar a cadeira antes ocupada por Adélia Sales. Mesmo assim, a lei dá direito à governadora de indicar qualquer um dos três nomes.
A relação com os indicados do Tribunal está há um mês e meio na mesa da governadora, mas a decisão ainda não saiu. Não há prazo estabelecido, nem exigido legalmente para que Fátima escolha o nome do novo conselheiro (ou conselheira).
Enquanto não sai a escolha, porém, o TCE fica com um membro a menos. E, desde a aposentadoria da conselheira Adélia Sales, lá se vão mais de dois meses.
A vacância no TCE passou a ser dupla há duas semanas, com a aposentadoria também do conselheiro Tarcísio Costa. Mas, neste último caso, a substituição é de prerrogativa da Assembleia Legislativa. Que já abriu os procedimentos para indicar um deputado (ou deputada) e deverá definir quem será no próximo dia 26.
Gustavo Carvalho (PSDB) e George Soares (PV) disputam a indicação da Assembleia, em movimentação que já agita os bastidores da Casa.
O TCE aguarda tanto do Legislativo quanto do Executivo o que será decidido para conhecer seus novos integrantes.