A eleição em Natal terá mais uma rodada para decidir quem será o próximo prefeito ou prefeita da cidade. Mas um resultado já é certo, independentemente de quem ganhar: vai mudar a composição da bancada federal do Estado.
Explicamos: é que tanto Paulinho Freire (União) quanto Natália Bonavides (PT), os dois nomes que permanecem na disputa da Prefeitura natalense, são deputados federais. Sendo assim, quem vencer abrirá vaga na Câmara dos Deputados para seu suplente.
Também já está definido que será uma mulher a nova representante do RN em Brasília. A deputada federal a partir de janeiro poderá ser Carla Dickson (União), se for Paulinho o vencedor do segundo turno em Natal, ou mesmo Samanda Alves (PT), se a eleita no próximo dia 27 for Natália Bonavides.
Carla Dickson até já tem experiência no mandato de deputada federal. Ela assumiu a vaga entre 2020 e 2022, no período em que o titular da cadeira, Fábio Faria, foi ministro das Comunicações.
Um outro detalhe em todo esse cenário é que Samanda acabou de vencer a eleição para a Câmara Municipal de Natal, mas poderá nem tomar posse no Palácio Padre Miguelinho.
Na hipótese de Natália ser eleita em Natal, Samanda assumiria como deputada federal e sua cadeira na CMN ficaria com a atual vereadora Júlia Arruda (PCdoB).
Em resumo: além do nome que vai comandar a Prefeitura de Natal nos próximos quatro anos, a eleição deste segundo turno na cidade tem outros destinos a encaminhar. O que aumenta o grau de interesse sobre o voto que os natalenses vão dar daqui a menos de 20 dias para além dos próprios candidatos a prefeito.