A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou três homens que tentaram embarcar quase 400 quilos de cocaína pelo porto de Natal. O Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, com sentença proferida apenas nove meses após o caso, determinou para Juan Barreto Cardoso Pardal, Maurício Passos de Oliveira e Vitor da Silva a pena de 8 anos, 5 meses e 10 dias para cada um. No entanto, como os três já estão presos há nove meses, haverá a detração desse tempo.
Os três pagarão ainda, cada um, 180 dias multa, o que equivale a R$ 43.632,00.
Esse processo é mais um desdobramento da Operação Maritimum. No caso concreto, o flagrante aconteceu quando os três acusados iriam embarcar em uma lancha para, a partir do rio Potengi, chegar a embarcação que estava no porto de Natal. À luz das conclusões da perícia realizada, não há qualquer controvérsia quanto ao fato de se tratar de cocaína, na forma de sal cloridrato, a substância encontrada nas 14 bolsas apreendidas durante a abordagem realizada, escreveu o Juiz Federal na sentença.
O magistrado ressaltou ainda que ficou demonstrado que Juan Barreto, Maurício Passos e Victor da Silva efetivamente se conheciam, e tinham vinculação tanto com a embarcação quanto com os veículos apreendidos. ¿Ademais, não por simples coincidência, os três acusados moram a menos de 10 km de distância entre si, na mesma região do Guarujá, no Estado de São Paulo, inclusive ao lado do Terminal de Contêineres do Porto de Santos¿, frisou.