A nova versão do Portal Directa ((https://directa.natal.rn.gov.br) da Prefeitura de Natal será lançada pela secretaria municipal de Triubutação de Natal (Semut) na próxima segunda-feira (04). A ferramenta desenvolvida para promover a gestão dos processos administrativos do Município integra atividades e procedimentos dos órgãos da gestão pública municipal trará importantes inovações e melhorias para melhorar a sua funcionalidade e auxiliar o contribuinte a sanar suas dúvidas e resolver demandas.
A ferramenta desenvolvida por auditores do Tesouro Municpal, traz diversas novidades, passando desde a modernização do seu visual a maior capacidade de segurança e infra-estrutura do portal, utilizando versões mais atualizadas de softwares. O novo “Layout” da página inova na sua tecnologia, trazendo cores suaves proporcionando uma experiência mais agradável para os usuários e estabelecendo um novo padrão visual, com um novo menu de opções mais fácil de usar.
Além das inovações no âmbito do design e desenvolvimento de software, a melhoria da experiência do usuário parte para a adaptação natural das telas do sistema a qualquer dispositivo (computador, celular, tablet) e tamanho de telas diferentes.
Além das novidades integradas ao Portal Directa, outros recursos fazem parte do desenvolvimento do portal que auxiliam o consumidor. O pagamento via pix visa sanar as pendências ativas em até 15 minutos, dando baixa no próprio sistema. O portal também realiza a integralização de dados online com outras instituições, como a Receita Federal, TJRN, Junta Comercial, Cartórios e Correios.
Ao lançar e desenvolver novas formas de desburocratizar os sistemas municipais, a SEMUT reafirma seu compromisso com a modernização da gestão administrativa do município de Natal e sua busca constante em evoluir e integrar os serviços. “O Portal Directa está presente em todas as secretarias e órgãos do município, promovendo a gestão dos processos administrativos do município todo e integra atividades e procedimentos de órgãos como SEMUT, SEMURB e PGM”, destaca Ludenilson Lopes, secretário municipal de tributação.
O sistema online ainda terá a capacidade de login a partir do gov.br, integração com a nova nota nacional de serviços eletrônica e parcelamento através de cartão de crédito de qualquer bandeira.
O serviço mostra a devida importância a partir dos dados coletados que alcançam mais de 140 mil processos administrativos eletrônicos abertos em 2024, cerca de 20 mil negociações/parcelamentos efetivados na SEMUT neste ano e quase 10 milhões de notas fiscais de serviço emitidas até agora em 2024.