Nesta segunda-feira (9), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargadora Lourdes Azevêdo, se reuniu com o Comando do Policiamento do Estado para tratar da segurança nas eleições municipais de 2024 durante o 1º turno, dia 6 de outubro, e no 2º turno, dia 27 de outubro, nos municípios com mais de 200 mil eleitores.
A reunião contou com a presença do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Ricardo Procópio; do comandante geral da PMRN, Cel. Alarico Azevedo; da juíza auxiliar da presidência, Dra. Ana Paula Nunes; a diretora-geral do TRE-RN, Ana Esmera Pimentel; do chefe do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (NSI) do TRE-RN, Cel. Aldrin Brito; da Ten. Cel. Gabriela Domitildes, assistente do NSI; do Major Swamarn, assistente do NSI; do subcomandante da PM, Cel. Zacarias Mendonça; da assessora do gabinete do comando-geral, Ten. Cel. Magna; do assessor do gabinete do subcomandante, Major Barreto; da assessora da presidência do TRE-RN, Juliana Monte; do assessor jurídico da presidência, Gustavo Martins; do chefe de gabinete da presidência, Hercley Fernandes e do assessor jurídico da Corregedoria Regional Eleitoral, Arnaud Flor.
Véspera e dia do pleito
O apoio na segurança deve começar desde a sexta-feira (4), com a ronda motorizada nos locais onde ficarão armazenadas as urnas preparadas para irem para os colégios no sábado (5) pela manhã.
Durante a apresentação do planejamento da segurança, o comandante-geral da PM, Cel. Alarico, afirmou que a Polícia Militar deve usar um efetivo de mais de 8.200 PMs, nos dias 5 e 6 de outubro. Além disso, deverá contar com apoio das guardas municipais de 40 municípios, Corpo de Bombeiros e Policiais Penais.
A Sala de Comando e Controle funcionará na sala do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), dentro do Centro Administrativo do Estado, em Natal, onde haverá acompanhamento de todos os policiais em cada local de votação dos 167 municípios do Estado.
Guarda das urnas
A partir das 20h do sábado (5), todos os 1.532 locais de votação terão policiais fazendo a guarda do local até o término da votação. Além disso, após o fechamento de cada seção eleitoral, a PM fará a escolta das mídias, que são os dados gravados na urna, até os pontos de transmissão dos dados.
Reforço na segurança em João Dias
O município de João Dias, no Alto Oeste Potiguar, deve ter reforço na segurança, semelhante ao que ocorreu em 2020. Segundo a PM, desde o dia 27 de agosto, quando o prefeito e candidato à reeleição, Marcelo Oliveira, e seu pai, Sandi Alves de Oliveira, foram assassinados enquanto cumpriam agenda política no município, o policiamento foi intensificado.
De acordo com a PM, no dia do pleito, o efetivo deve ser de mais de 40 policiais fazendo rondas em 8 viaturas, e dois coronéis atuarão na região, um deles ficando a disposição só do município de João Dias.
Até o dia 6 de outubro, outras reuniões envolvendo a segurança pública devem ocorrer para definir estratégias em relação à segurança das eleições 2024.