As duas maiores cidades do Estado terão agendas movimentadas com ministros do governo Lula nesta segunda-feira (19).
As pautas são distintas, e o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski puxou a fila delas. Ele está desde ontem em Mossoró para acompanhar as operações de busca aos dois fugitivos da Penitenciária Federal instalada na Capital do Oeste. Assim como vai se inteirar sobre as investigações que possibilitaram a primeira fuga registrada em um presídio federal.
Ao chegar ontem pela manhã em Mossoró, Lewandowski foi recepcionado pela governadora Fátima Bezerra (PT), pelo prefeito Allyson Bezerra (União) e pela prefeita de Baraúna, Divanize Oliveira. O ministro desembarcou ressaltando que sua vinda garante uma maior presença e o total interesse do governo federal na recaptura dos dois foragidos. Lewandowski também fez questão de citar a colaboração de todas as forças de segurança na operação, dentre elas 300 agentes federais, dos governos do RN, do Ceará e da Paraíba.
O ministro da Justiça se junta ao seu secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, a quem designou como interventor da Penitenciária de Mossoró e que está na cidade desde a semana passada.
Já em Natal, outro integrante do primeiro escalão do presidente Lula também cumpre pauta relevante para o Estado. O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, estará às 14 horas na cerimônia que vai marcar a transferência da gestão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante para a empresa Zurich Airport Brasil, vencedora da relicitação arrematada por R$ 320 milhões.
A solenidade vai reunir muitas outras autoridades, como a própria governadora Fátima Bezerra, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, além de dirigentes da Zurich, Ricardo Gesse (CEO no Brasil) e Tobias Markert (CEO do grupo para a América Latina).
Com o evento, os potiguares também vão conhecer as primeiras ações a serem anunciadas pela nova gestora no aeroporto, dentre melhorias no estacionamento, na climatização dos ambientes e outras intervenções para melhorar a experiência dos passageiros. Deve vir também a confirmação no aumento das taxas do aeroporto, com mais carga para o bolso do passageiro e das empresas que operam no local.
Encerrada a cerimônia no aeroporto, o ministro Silvio Costa Filho vai se deslocar a Natal, para uma visita à sede da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e, em seguida, para participar do ato oficial que vai formalizar o acordo coletivo de trabalho entre a instituição e o Sindicato dos Trabalhadores do Estado do Rio Grande do Norte.
Um terceiro ministro também tinha agenda em Natal nesta segunda. O ministro dos Esportes, André Fufuca, viria entregar equipamentos aos clubes náuticos da cidade, no Largo da rua Chile, mas acabou refazendo seu roteiro e adiando sua passagem na capital potiguar para a próxima segunda (26).
Acabou evitando o congestionamento de agendas com os outros colegas no Estado, que comandarão duas atividades relevantes para o Estado e os potiguares, cada um em seu quadrado.