Em uma ação conjunta, a Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional RN – e a Comissão da Mulher Advogada criaram a Ouvidoria da Mulher para atender a todas as demandas de violência doméstica que chegarem à instituição. As vítimas serão acolhidas e encaminhadas para atendimento junto aos órgãos que compõem a rede de proteção e os agressores serão denunciados. A OAB/RN também disponibilizou um canal de denúncias através do whatsapp (84) 99103-1442 e também pelo email ouvidoria@oabrn.org.br.
O ouvidor-geral da OAB/RN, Kennedy Diógenes, destaca que a iniciativa acontece dentro da programação do Agosto Lilás, período onde há um reforço na mensagem de combate e prevenção da violência doméstica. “A Ouvidoria da Mulher chega em um momento de aumento de casos de violência doméstica. Não podemos admitir isso. Vamos acolher, encaminhar as vitimas para o devido atendimento, bem como acompanharemos o andamento do processo para que o agressor seja punido exemplarmente pela justiça. Quem abusa das mulheres não pode ter vida fácil”, defende o ouvidor.
Ele ainda ressalta que, caso o agressor seja um advogado, a instituição tomará todas as medidas cabíveis para que também seja submetido às sanções previstas em lei.