A um dia do encerramento do prazo para o alistamento eleitoral das pessoas que ficarão aptas a votar neste ano, o Tribunal Regional Eleitoral soma quase 40 mil títulos de eleitor cancelados. O TRE registra filas imensas formadas pelas pessoas que correm contra o relógio por terem deixado para regularizar sua situação eleitoral na última hora. A regularização do título pode ser feita de maneira presencial ou online, por meio do Autoatendimento no site www.tre-rn.jus.br. Há também um serviço de atendimento pelo whatsapp, no número 3654-5800.
A Central de Atendimento ao Eleitor está disponível das 8h às 18h até esta quarta, dia 8. O canal do WhastApp serve apenas para tirar dúvidas. Se não for possível saná-las, o eleitor terá que procurar um cartório eleitoral.De forma presencial, o eleitor pode comparecer nos cartórios eleitorais de Natal (na av. Rui Barbosa, por trás do campus central do IFRN) ou nos instalados pelo interior, levando um documento oficial com foto e comprovante de residência.
É sempre bom lembrar a quem tem pendências eleitorais que a falta ou cancelamento do título gera uma série de restrições. Além de não poder exercer a sua cidadania, votando nas eleições deste ano, o eleitor em situação irregular pode ficar também impossibilitado de obter passaporte ou carteira de identidade, de ser nomeado para cargo público e ter eventual matrícula negada em instituições públicas de ensino. Quem está nessa situação, ainda pode contorná-la. Mas precisará correr, pois o prazo realmente termina amanhã. Vai ajudar a congestionar os cartórios eleitorais, mas não há outra saída.