O empresário Sérgio Azevedo — presidente da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE) da FIERN e CEO da Dois A Engenharia e Tecnologia — foi eleito como membro do Conselho de Administração (CAD) da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). A entidade, que reúne mais de 140 empresas do setor eólico no Brasil, abrange tanto a geração onshore (em terra) quanto offshore (no mar).
A ABEEólica destacou, em nota, que o novo conselho, eleito em abril de 2025, atuará no biênio 2025-2027 com a missão de impulsionar o crescimento da indústria eólica e fomentar tecnologias inovadoras para soluções energéticas.
Sérgio Azevedo, que exerceu mandato no Conselho anteriormente até 2023, enfatizou a necessidade de ampliar o consumo de energia na região Nordeste e melhorar a transmissão para o Sul e Sudeste do Brasil. Ele defende iniciativas como o desenvolvimento de data centers, a produção de hidrogênio verde e outras alternativas que estimulem o consumo local de energia.
“Precisamos criar demanda para que a energia gerada no Nordeste seja consumida também aqui. Além disso, é essencial melhorar a transmissão para o Sul-Sudeste. Devemos incentivar projetos como data centers e hidrogênio verde, entre outras alternativas de desenvolvimento, para aumentar o consumo de energia na região”, afirmou Sérgio Azevedo, que também preside o Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Rio Grande do Norte (SIPROCIM) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon-RN).
O empresário também destacou a importância de fortalecer a cadeia de suprimentos do setor eólico, que enfrenta desafios devido ao desaquecimento da indústria. Ele ressaltou a necessidade de retomar o crescimento do setor e garantir que os investimentos realizados sejam aproveitados de forma eficiente.
Sérgio Azevedo foi o conselheiro mais votado na eleição, o que, segundo ele, aumenta sua responsabilidade em representar os interesses da coletividade e da indústria de energias renováveis.
Fundada em 2002, a ABEEólica é uma organização sem fins lucrativos que representa a indústria de energia eólica no Brasil, abrangendo empresas de toda a cadeia produtiva. A associação tem como objetivo promover o desenvolvimento da energia eólica como uma fonte limpa, renovável, de baixo impacto ambiental e estratégica para a matriz energética nacional. Além disso, atua de forma permanente junto a diversas instituições para garantir a competitividade e a sustentabilidade do setor eólico no país.