O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), executado pelo Senac RN, realizou no período de 10 a 14 de março, um treinamento técnico com a equipe que será responsável pela implementação da iniciativa no Rio Grande do Norte. Os participantes receberam capacitações sobre a metodologia do programa, que pretende atender cerca de 200 empresas potiguares em até dois anos.
Os conteúdos abordados no treinamento foram desde as tratativas do convênio com a Apex Brasil, passando pela apresentação da metodologia de atendimento às empresas, aspectos das atribuições relativas a cada cargo, além da instruções para operacionalização dos sistemas que a metodologia oferece para execução das atividades.
Para o diretor de Educação Profissional do Senac RN, Leandro Trigueiro, essa parceria reforça o papel do Sistema Fecomércio RN na qualificação do setor produtivo. “Vamos ampliar o alcance do PEIEX, levando capacitação e inovação às empresas em todo o estado. Queremos mostrar que exportar é viável e estratégico”, disse.
Uma das principais características do PEIEX é a realização de atendimentos individuais às empresas, tendo como base a utilização de uma metodologia própria de qualificação. Ministrado pela analista da Coordenação de Competitividade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Camila Paschoal, o treinamento teve carga horária total de 36 horas.
O que é o PEIEX?
O Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela ApexBrasil para que as empresas brasileiras de bens e serviços iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. O programa foi criado há mais de 25 anos, e, desde 2008, a ApexBrasil lidera essa iniciativa, que já qualificou mais de 25 mil empresas para o mercado internacional.
O PEIEX é implementado por dezenas de Núcleos distribuídos em todas as regiões do país, por meio de parcerias da ApexBrasil com instituições de ensino superior, parques tecnológicos, fundações de amparo à pesquisa, federações de indústria, instituições de educação profissionalizante, entre outros parceiros.
Os Núcleos Operacionais são equipes técnicas, formadas por profissionais especialistas em comércio exterior, que aplicam a metodologia do PEIEX na qualificação de empresas em todo o Brasil.