A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) divulgou, na última sexta-feira (8), o resultado da seleção dos artesãos e empreendedores que vão integrar o Projeto Natal Original. A iniciativa vai reunir artesãos, artistas plásticos, empreendedores individuais, cooperativas, associações de artesanato e empresas artístico-culturais na Loja Natal Original e entorno da Árvore de Mirassol (Espaço Cultural Marilene Dantas) e na Feira das Cores e Luz, na Árvore de Ponta Negra, como parte das celebrações do Natal em Natal.
Localizada em um ponto estratégico na entrada de Natal, a Loja Natal Original conta com uma estrutura voltada para eventos artístico-culturais e, no fim do ano, atrai grande fluxo de visitantes devido às atrações do “Natal em Natal” e à decoração da maior árvore natalina da cidade.
Ao todo, foram selecionados 140 artesãos para o projeto, levando em consideração a capacidade do espaço, que funcionará das 8h às 17h, exceto no período natalino que funcionará das 16h às 22h.
A distribuição das vagas destina 80% delas a artesãos de Natal e 20% a participantes da Região Metropolitana. Ainda, 10% das vagas em cada categoria foram reservadas para pessoas inscritas no Cadastro Único, com renda per capita mensal de até R$ 218,00.
Para a secretária da Semtas, Andréa Dias, o projeto representa uma oportunidade de fortalecer a economia criativa da cidade, ao mesmo tempo em que promove a inclusão social. “É uma forma de valorizar os talentos locais, oferecendo um espaço privilegiado para que possam expor e comercializar seus produtos e também de proporcionar geração de renda para quem mais precisa”, afirmou.