O movimento “Renova OAB”, que vem construindo um projeto rumo às eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Norte (OAB/RN), propõe redução da anuidade e Comissão de Defesa da Advocacia. Essas foram algumas das sugestões apresentadas na noite dessa quinta-feira (30/09), durante o evento “Planejando uma OAB Renovada”, que aconteceu no Tirol Way, com participação também virtual de advogados de todo o estado.
O evento reuniu advogados que almejam mudanças na atual gestão da OAB/RN, com debate de sugestões para construção de propostas para fortalecer a advocacia no estado. Um debate democrático, em uma mesa redonda, com sugestões práticas, onde os advogados esboçaram o desejo em se sentirem seguros e bem representados. O evento foi híbrido, com participações presenciais e pelas redes sociais do Movimento.
Entre as principais propostas apresentadas pelos participantes: A Comissão de Defesa da Advocacia com fiscais das prerrogativas; Cursos de Aperfeiçoamento para os Jovens advogados; Valorização da advocacia no interior do Estado, com criação de subsedes; Um plano de redução da anuidade paga a Ordem; Isenção da anuidade para o primeiro ano da Advocacia; Fiscalizações nas contas da OAB para dar transparência; A realização de um Censo da Advocacia.
Para um dos representantes do “Renova OAB”, o advogado Hagaemerson Magno, o evento mostrou o propósito do Movimento: integração e defesa efetiva da advocacia. “Um debate com boas propostas e também com relatos de vivências diárias dos profissionais. Iremos aprofundar as ideias. A nossa meta é uma gestão participativa e descentralizada”, concluiu Hagaemerson.