O jornal O Globo publicou no último fim de semana uma matéria em que relata desavenças entre governadores e presidentes de assembleias legislativas em seus respectivos Estados.
São cinco Estados citados, e dentre eles está o RN.
Segundo o jornal carioca, a governadora Fátima Bezerra (PT) e o deputado estadual Ezequiel Ferreira, presidente do Legislativo local, vivem um momento político de distanciamento.
Para O Globo, um dos motivos para a relação entre os dois ter esfriado é a atual desaprovação popular a Fátima e ao seu governo. O jornal também aponta a crise provocada pelo atraso das emendas parlamentares como outra razão para os dois aliados estarem mais afastados.
A matéria do Globo não relata, mas também está nesse caldo de insatisfação mútua a votação do ano passado que acabou por manter a lei que reduziu o ICMS no início deste 2024, contrariando a proposta do Governo. Este espaço até alertou na época que a derrota sinalizava uma mudança na relação política da Assembleia com o Governo.
Uma ferida que, de fato, ainda não foi cicatrizada. É o que se comprova diante de mensagens de auxiliares do primeiro escalão de Fátima criticando reiterada e veladamente a medida estabelecida pelos deputados estaduais. Nos últimos dias, os secretários Carlos Eduardo Xavier (Tributação) e Pedro Lopes (Administração) voltaram às redes sociais atribuindo à redução do ICMS boa parte dos problemas financeiros vividos pelo Estado.
Cadu Xavier chegou a disparar, de maneira genérica, sem citar ninguém, que o “falso discurso de alguns que fez o RN ir na contramão do país, prejudicando o presente e o futuro do nosso Estado”.
O deputado Ezequiel Ferreira mantém seu estilo blindado a entrevistas e declarações públicas. Tanto que nunca se pronunciou à imprensa sobre o ICMS, nem sobre outras divergências suas ou da ALRN com o Governo. Mas se sabe, por aliados dele, que algumas medidas do Executivo o desagradam.
Até segunda ordem, então, fica combinado que a aliança entre Fátima e Ezequiel segue de pé. Mas, definitivamente, a união dos dois já viveu momentos bem mais harmoniosos que o atual.