Ex-deputado federal, Rafael Motta dará neste sábado (8) mais um passo para tentar consolidar seu nome na corrida pelo Palácio Felipe Camarão.
Ele vai reunir dirigentes nacionais e locais do seu partido (Avante), além de aliados e seguidores, em um evento anunciado como lançamento de sua pré-candidatura a prefeito de Natal.
Ao fazer esse gesto em praça pública, e faltando cerca de um mês e meio para as convenções que vão oficializar os pretendentes a suceder o prefeito Álvaro Dias (Republicanos), Rafael Motta dará um gesto do qual ficará difícil recuar mais à frente — caso, claro, haja alguma pretensão nesse sentido.
É que ainda há integrantes do meio político que duvidam da intenção de Rafael levar até o fim o projeto de chegar à Prefeitura. Desconfiam que o seu propósito real é ser candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD).
Essa versão se propagou a partir de declarações do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Rafael Motta rompeu com o PSB há poucos meses, por não aceitar apoiar Natália Bonavides (PT) na sucessão natalense, e Siqueira deu entrevistas afirmando que o ex-correligionário vinha atuando politicamente para formar chapa como candidato a vice.
Rafael Motta sempre negou ter esse plano e descartou qualquer outra possibilidade na eleição deste ano que não seja defender a sua própria candidatura a prefeito de Natal.
Agora, ele dá mais um passo para se inserir entre os concorrentes à sucessão de Álvaro Dias. Vai ficar mais difícil recuar, a partir daí. E será um risco tremendo à sua imagem pública e ao seu futuro político, se isto acontecer.
Até por este risco em potencial, Rafael Motta merece o crédito de que sua candidatura a prefeito de Natal é para valer.