Se em Natal o quadro eleitoral ainda segue com muitas incertezas, grande parte delas relacionadas à indefinição do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) sobre a candidatura que apoiará em sua sucessão, em Parnamirim o processo político ganhou contornos mais claros.
Na última sexta-feira (22), o prefeito Rosano Taveira (Republicanos) acabou com o suspense que também vinha fazendo sobre a disputa local e confirmou sua escolha pelo comunicador Salatiel de Souza (União).
Segundo o prefeito parnamirinense, Salatiel reúne os requisitos para ser o seu candidato, atendendo a critérios que o mandatário do Município estabeleceu: principalmente, sobre a capacidade técnica para administrar a Prefeitura e sobre contar com a confiança do seu grupo político.
Havia uma expectativa de que Taveira indicasse o seu secretário-chefe do Gabinete Civil, Homero Grec. Isto pelo domínio técnico que Homero tem da máquina administrativa e também por ser muito próximo ao prefeito. Agora, Homero passa a ser cotado para ser companheiro de chapa de Salatiel.
Mas ao menos este suspense continua: o prefeito disse que só vai anunciar o candidato a vice-prefeito mais à frente, sem estipular prazo.
O nome de Salatiel de Souza ganhou força semana passada, ao ter sua condenação relativa à Operação Impacto considerada extinta por decisão do ministro André Mendonça, no STF. Até então, pesava contra Salatiel uma decisão judicial que suspendia seus direitos políticos, incluindo o de registrar candidatura.
Agora livre do impedimento judicial e das dúvidas que incidiam sobre sua condição eleitoral, Salatiel entra de vez na sucessão em Parnamirim. Ele deverá ter como principal adversária a professora Nilda Cruz (SDD), que também teve uma notícia positiva nos últimos dias, ao receber a confirmação do apoio do MDB ao seu projeto. Inclusive, com o anúncio de que caberá ao partido liderado pelo vice-governador Walter Alves indicar o candidato a vice de Nilda.
Com o avanço dessas casas no jogo das duas candidaturas, o quadro sucessório em Parnamirim passa a ter mais nitidez.