O Senac RN marcou presença na Bett Brasil, o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, com a apresentação do programa Perten.Ser. Implementada na instituição desde 2022, a iniciativa de acompanhamento psicopedagógico e inclusão tem reduzido significativamente a evasão estudantil.
O programa já recebeu o reconhecimento como prática educadora inovadora pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, a iniciativa também foi reconhecida por organizações relevantes na área como a Microsoft e o Senac Nacional.
O Perten.Ser foi apresentado no estande da Microsoft pela Gerente de Qualidade e Inovação do Senac RN, Priscilla Silveira, e o Especialista em Tecnologias Educacionais, Renato Rodrigues.
O sucesso se deve, entre outras coisas, à inovação no processo, com uso de ferramentas da Microsoft para registro de dados e decisões preventivas. “O processo de acompanhamento psicopedagógico do Senac RN utiliza diferentes ferramentas tecnológicas da Microsoft. Isso nos permite a tomada de decisão e planejamento preventivo em tempo real”, afirma a gestora Priscilla Silveira.
De acordo com o diretor Regional do Senac, Raniery Pimenta, a inclusão tem sido praticada visando à redução de barreiras à aprendizagem e à participação.
“Tudo isso é possível com a inovação no processo de acompanhamento psicopedagógico onde utilizamos diversas ferramentas para apoiar o registro de dados e a tomada de decisão em ações preventivas de evasão”, explicou o gestor.
Integração com IA
O programa vai assumir uma nova fase, onde receberá um upgrade com a integração de inteligência artificial dentro do processo por meio do Senac Labs, o Laboratório de Inovação do Senac RN.