Hoje é dia de movimento de tucanos em Natal.
Nada a ver com uma revoada das simpáticas aves típicas das florestas tropicais.
O movimento é político mesmo, encampado por líderes e membros do PSDB potiguar para receber o presidente nacional da legenda, Marconi Perillo. A partir das 9h30, o dirigente participa de evento com os correligionários locais na Assembleia Legislativa.
Ex-senador e ex-governador por Goiás, Marconi Perillo trabalha para reerguer o PSDB no Brasil. O partido já foi um dos mais fortes do país, tendo ocupado a Presidência da República por duas vezes, com Fernando Henrique Cardoso.
Nos últimos anos, porém, o partido está definhando e hoje é numericamente comparável a legendas de menor porte.
Não é o caso do RN, onde o PSDB mantém muita força política por deter uma das maiores representações estaduais no país. A começar do seu seu anfitrião, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira.
Na própria Assembleia, os tucanos formam a maior bancada partidária, com 10 deputados. Mas também por lá Marconi Perillo vai encontrar o PSDB potiguar em vias de ficar um pouco menor. O partido está em vias de perder um representante.
O deputado Tomba Farias já anunciou que vai deixar a legenda, por não concordar com o direcionamento partidário dado pelo presidente Ezequiel em apoio à governadora Fátima Bezerra (PT).
E Tomba deixa no ar que pode não ser o único a debandar do PSDB por esse motivo. Os 10 deputados tucanos estão literalmente divididos: cinco fazem parte da base de Fátima e cinco estão na oposição. Segundo Tomba, outros oposicionistas pensam em se desfiliar e buscar outros partidos por não se sentirem confortáveis com a proximidade política com a gestão petista.
O PSDB no RN trabalha para aumentar sua força nas eleições municipais deste ano e garantir ainda mais musculatura para Ezequiel Ferreira respaldar seu projeto de vencer uma eleição majoritária em 2026.
A caminho de reduzir seu tamanho no Legislativo estadual, porém com apetite para se fortalecer nos municípios, nas urnas deste ano.
Este é o retrato do PSDB local que o presidente Marconi Perillo vai encontrar hoje, em Natal.