A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, reuniu-se na tarde desta sexta-feira (6) com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para discutir temas estratégicos e o planejamento integrado das Eleições Municipais de 2020.
Durante o encontro, dirigentes das áreas técnicas do TSE apresentaram estudos sobre a otimização do parque de urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral e para a regulamentação da migração de processos físicos para o Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Atualmente, a Justiça Eleitoral conta com 470 mil urnas eletrônicas em todo o país. A meta é adquirir novas urnas para modernizar seu parque tecnológico com a substituição dos antigos modelos 2006 e 2008.
Já a migração dos processos físicos faz parte do processo de expansão PJe, sistema que permite a tramitação de processos exclusivamente por via eletrônica desde a primeira instância da Justiça Eleitoral, tornando a prestação jurisdicional mais ágil e eficiente.
Segundo a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, encontros periódicos com os presidentes dos Regionais são importantes para uniformizar os procedimentos jurisdicionais e administrativos da Justiça Eleitoral, sobretudo em ano de eleições municipais, quando estarão em disputa 5.568 vagas de prefeito e quase 58 mil de vereadores.
A mesa presidida pela ministra Rosa Weber foi composta pelos ministros Og Fernandes, Benedito Gonçalves, Sérgio Banhos e Carlos Horbach, bem como pelo presidente interino do Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel), desembargador Cleones Carvalho Cunha. Também participaram do encontro juízes auxiliares da Presidência e da Vice-Presidência da Corte, além de dirigentes do TSE.