Prepare-se, eleitor: começa hoje a caça ao seu voto
Esta sexta-feira (16) é um marco no calendário eleitoral. A partir de hoje, candidatos a prefeito e vereador estão liberados para fazer suas campanhas.
Ainda não na propaganda gratuita no rádio e na televisão, que só começa no dia 30 deste mês.
O que está autorizado de hoje em diante são os atos públicos, como comícios, caminhadas e carreatas. Também está permitida a propaganda em redes sociais, ponto que merece a atenção de todos — em especial, dos eleitores.
Afinal, espera-se que esta seja uma eleição fortemente afetada pelo uso de inteligência artificial. Para o bem e para o mal.
O Tribunal Superior Eleitoral promete intensificar a fiscalização sobre as ferramentas tecnológicas. E, principalmente, punir com rigor quem usá-las de maneira indevida ou que cause prejuízos ou desequilíbrio ao pleito.
É proibido, por exemplo, usar IA na manipulação de imagens e de vozes de candidatos, seja em favor próprio ou contra adversários.
As peças promocionais que se valerem de IA também precisam informar expressamente o seu uso ao público.
Os eleitores, então, já fiquem preparados: a partir de hoje, começa aquele bombardeio nas ruas e, como é mais comum atualmente, também nas telas dos celulares e de outros dispositivos eletrônicos. Vão chover mensagens pedindo seu voto.
Daqui até o dia 5 de outubro, véspera da eleição, vai ser assim. Em maior ou menor grau, goste-se ou não, será difícil escapar da caça ao voto.