A edição desta semana do jornal Novo Notícias trouxe um dado interessante sobre as eleições municipais deste ano no RN: quase 100 prefeitos estão aptos a emendar um outro mandato.
Precisamente, são 99 prefeitos que podem disputar a reeleição.
Em outras palavras, são quase dois terços dos 167 prefeitos potiguares nessa condição. Menos que em 2020, quando concorreram à renovação do mandato 126, conforme o levantamento do semanário.
Dos três maiores colégios eleitorais do Estado, apenas Mossoró, o segundo na lista, terá um gestor buscando a continuidade da gestão: Allyson Bezerra (União).
Tanto Natal quanto Parnamirim, terão que eleger sucessores. Os prefeitos Álvaro Dias (Republicanos), na capital, e Rosano Taveira (Republicanos), na cidade vizinha, já foram reeleitos quatro anos atrás e não podem ser candidatos neste ano.
Em toda a Região Metropolitana, há cinco prefeitos tentando a reeleição, enquanto outros cinco concluirão suas administrações no fim de 2024.
Na lista dos partidos, o MDB, que é o detentor do maior número de prefeitos (45), também será o que terá mais candidatos à reeleição: 25 vão novamente submeter seus nomes ao eleitorado. Em segundo lugar, vem o PSDB, com 16, e o PL é o terceiro, com 12 postulantes à renovação do mandato.
A sorte está lançada para todos eles. Agora, é convencer o eleitorado. Ou passar o bastão para os sucessores.