A semana foi bastante movimentada para os prefeitáveis de Natal… mas em Brasília.
Os principais nomes na sucessão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) dedicaram suas agendas à capital federal. Como estão em fase de pré-campanha e ainda não podem pedir votos diretamente ao eleitor, o que só poderão fazer após as convenções, em meados de agosto, os pretendentes ao Palácio Felipe Camarão estão tratando de formar alianças. Não houve nenhum avanço significativo.
Neste sentido, o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD), os deputados federais Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT), além do ex-deputado Rafael Motta (PSB), cuidaram de perambular por Brasília.
O próprio prefeito Álvaro Dias também estava na capital federal e acabou participando de ao menos uma audiência com Paulinho Freire. O encontro aconteceu no gabinete do senador Davi Alcolumbre (AP), correligionário de Paulinho no União Brasil, e também participaram dele o ex-senador José Agripino e o deputado federal Benes Leocádio.
Foi o suficiente para gerar rumores de que o atual prefeito teria fechado apoio a Paulinho, mas o assunto não fez parte da audiência. Ao menos, não de maneira objetiva. Álvaro Dias segue fazendo mistério sobre a campanha que apoiará.
Carlos Eduardo também segue buscando uma nova aliança com o prefeito, reeditando a parceria que já tiveram em eleições passadas. Os dois já chegaram a dividir chapa nas eleições de 2010, para o Governo do Estado, e em 2016, para a própria Prefeitura de Natal.
Enquanto não consegue essa definição, também marcou presença em Brasília. A principal delas, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de quem é colega de partido. Não foram divulgados detalhes do encontro entre Carlos Eduardo e Rodrigo Pacheco. A senadora Zenaide Maia, presidente estadual do PSD, também participou da reunião.
Da mesma forma, Rafael Motta (PSB) tenta se inserir com mais força na eleição em Natal, após deixar a Secretaria de Esporte e Lazer de Natal, no início do mês. E foi a Brasília se reunir mais uma vez com o presidente nacional do seu partido, Carlos Siqueira. Aproveitou para anunciar o novo presidente do PSB em Natal, o suplente de vereador Wellington Bernardo.
Carlos Siqueira chegou a registrar o encontro nas redes sociais, e ratificou a condição de Rafael Motta como pré-candidato a prefeito. Uma forma de afastar a pressão que o PT vem fazendo, para que os socialistas subam de vez no palanque de Natália Bonavides. Que, aliás, foi outra pré-candidata presente em Brasília, mas, no caso dela, de forma natural, já que tem agenda parlamentar.
Apesar dos movimentos naturais dos pré-candidatos nessa etapa do processo eleitoral, ainda há muito o que acontecer. A própria movimentação deles indica isso. Muitos outros passos ainda precisam ser dados para que o quadro eleitoral esteja completo.