Em tempos em que debates importantes pelo Brasil estão rendendo cadeiradas entre adversários políticos, Natal teve nesta terça-feira (17) um bom exemplo de organização e, sobretudo, de exposição civilizada de ideias entre candidatos à sua Prefeitura.
No fórum “Caminhos do RN”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado (Fiern), os quatro principais postulantes ao Palácio Felipe Camarão trataram de temas sobre o desenvolvimento da cidade. Participaram Carlos Eduardo (PSD), Paulinho Freire (União), Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (Avante).
Não houve embate direto entre eles, é verdade. O formato do evento reservou tempos específicos para que cada candidato pudesse apresentar, em separado, sua plataforma voltada ao crescimento econômico de Natal. Tudo transcorreu bem e, felizmente, de maneira pacífica e respeitosa.
O presidente da Fiern, Roberto Serquiz, destacou que as propostas do documento entregue a cada candidato resumem os compromissos da entidade com o desenvolvimento sustentável de Natal e estão sintonizadas com as necessidades urbanísticas da cidade.
No campo das propostas, os candidatos de uma forma geral acolheram a agenda lançada pela Fiern. Mas também expuseram suas próprias plataformas.
Carlos Eduardo, por exemplo, afirmou que vai priorizar a recuperação da autonomia financeira do município e investir em Parcerias Público-Privadas (PPPs). Garantiu, também, que trabalhará na mobilidade urbana para melhorar a qualidade do transporte público com a licitação do setor.
Paulinho Freire também assegurou que uma gestão sua dará espaço para ações conjuntas com a iniciativa privada. Chegou a dizer que “tudo que for para gerar emprego” terá o seu apoio. Ele afirmou que pretende seguir esse caminho até na área de saúde, fazendo convênios com clínicas particulares para atender usuários da rede pública.
Natália Bonavides foi outra que apresentou propostas para o setor privado, anunciando, inclusive, a ideia de criar uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico no município. Ela defendeu uma pasta com atribuição para articular políticas públicas com o empreendedorismo e a geração de empregos.
Rafael Motta, por fim, reiterou sua proposta de modernização da máquina pública e nos serviços oferecidos pela Prefeitura, citando exemplos como os de Recife e Maceió. Ele também insistiu na proposta de montar uma estrutura específica para a Prefeitura na Zona Norte, como forma de promover o desenvolvimento na região.
Este é o resumo geral do que foi exposto e proposto no evento da Fiern. Uma oportunidade a mais para os eleitores, no caso os industriais, avaliarem as opções dos que se dispõem a governar Natal a partir de janeiro.