O governo federal tem mais um potiguar em posição de destaque em sua estrutura. O engenheiro civil Sérgio Costa foi nomeado nesta terça (25) para a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica. O posto é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, comandado por Rogério Marinho, e já foi ocupado por outro potiguar, o também engenheiro Rômulo Macedo, nos anos 2000.
Apesar de natural do RN, Sérgio Costa é um técnico que tem sua carreira baseada nos últimos anos no Maranhão e no Piauí. Recentemente, ele foi diretor de Infraestrutura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Sérgio Costa agora vai auxiliar o ministro Rogério Marinho em projetos que são de interesse do Estado, como a barragem de Oiticica.
A Secretaria Nacional de Segurança Hídrica tem entre suas atribuições estabelecer a Política Nacional de Segurança de Barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer uso. Além disso, disciplina a transferência de recursos federais do Orçamento Geral da União para a execução de obras e a prestação de serviços de engenharia destinados à prevenção e ao enfrentamento de desastres naturais.