O litoral potiguar está mais animado do que nunca neste verão. Para a política, também.
São fotos para cá e para lá, de políticos se confraternizando ao longo dos 400 quilômetros de costa do Rio Grande do Norte.
Os looks da estação, evidentemente, não estão na pauta principal da turma. O prato principal dos encontros praianos é o quadro político e suas projeções para 2026.
A governadora Fátima Bezerra (PT) tem sido mais tímida em suas incursões no verão. Ao menos, nas que são expostas. Porém, no final de semana passado ela se deixou fotografar em um convescote na praia de Tibau, ao lado de aliados como a deputada estadual Isolda Dantas (PT) e a presidente estadual do PSB, Larissa Rosado.
Já a oposição à governadora tem sido mais ativa nas conversas pelos alpendres litorâneos. E passado mais recados também. Talvez o principal seja a reaproximação do senador Rogério Marinho (PL) com o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos).
Possivelmente o mais atuante nos cliques políticos de verão, Álvaro Dias até já postou uma recepção que fez ao líder estadual do PL em sua casa de praia. No último final de semana, os dois voltaram a se reunir, desta vez em confraria promovida pelo presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome (PP). E que contou também com a presença do prefeito Paulinho Freire (União).
Entre uma onda e outra, o grupo de oposição transmite a mensagem de que está se esforçando pela união do bloco, visando a eleição do próximo ano, sobretudo para as disputas do Governo do Estado e do Senado.
Qualquer que seja o grupo ou seus objetivos, o desafio em comum a governistas e oposicionistas é fazer com que a afinação demonstrada nos alpendres agora em janeiro se estenda pelos próximos verões.
Como diria Lula, 2026 já começou!