A gestão do novo prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), começou para valer nesta quinta-feira (2), primeiro dia do ano. E começou bem movimentada, com reuniões com auxiliares e a adoção das primeiras medidas administrativas.
O primeiro ato do novo governo foi a exoneração coletiva dos cargos de confiança. Praticamente todas as secretarias foram atingidas com a decisão, publicada na primeira edição do dia do Diário Oficial do Município. Só ficaram livres dos desligamentos servidores que exercem alguns serviços essenciais, em áreas como assistência social e limpeza pública.
Houve uma edição extra do Diário Oficial publicada horas depois, desta vez com as nomeações dos secretários que já haviam sido anunciados e uma novidade — a nova secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Danielle Mafra, que ocupou a Secretaria Municipal de Cultura até a virada do ano.
Em sua primeira agenda na cadeira de prefeito de Natal, Paulinho Freire liderou uma reunião com a vice-prefeita Joanna Guerra (Republicanos) e secretários de áreas técnicas para discutir e já estabelecer algumas medidas importantes. Voltadas, principalmente, para a redução de gastos. A primeira delas é o corte dos jetons pagos a secretários e adjuntos para a participação em comissões setoriais. Paulinho ainda antecipou que vai rever contratos e o pagamento de outras gratificações.
Ainda em seu primeiro dia de trabalho, o prefeito confirmou que está em elaboração uma agenda de atividades para os 100 primeiros dias de gestão. Dentre elas, o cumprimento da proposta de zerar a fila de matrículas nas creches municipais, um compromisso assumido durante a campanha eleitoral.
A pretensão é fechar a agenda dos 100 primeiros dias de governo na próxima semana.
O primeiro dia da administração Paulinho Freire na Prefeitura foi encerrado com a posse coletiva do Secretariado. Em evento que lotou o amplo auditório do Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), mais de 20 integrantes do primeiro escalão assumiram oficialmente seus cargos.
Na cerimônia, Paulinho deu boas-vindas aos seus auxiliares, destacou a capacidade dos nomeados, mas também avisou que vai cobrar desempenho, união e transparência pelo bem da cidade.
Paulinho Freire mostrou estar ciente dos desafios que enfrentará junto com seus secretários. E deu a palavra de ordem para todos: “A partir de hoje, somos mais do que gestores: somos servidores de Natal. Vamos trabalhar muito, porque nossa cidade merece!”