No Rio Grande do Norte, já são 9.278 voluntários inscritos, para atuarem como mesários durante as eleições municipais deste ano, o que representa 35,68% do total de vagas. Em Natal, 3.054 pessoas se inscreveram para serem mesárias, sendo 61,08% das vagas da capital. Desde o dia 1º de setembro mais de 871 mil mesários de todo o Brasil estão sendo treinados para as Eleições de 2020. Em virtude da pandemia do Covid-19, o treinamento foi repensado para a proteção daqueles que trabalharão no pleito.
A preparação dos mesários está sendo realizada na plataforma de ensino à distância do Tribunal Superior Eleitoral. Dentre os conteúdos do treinamento estão orientações e protocolos para proteção contra o vírus. A inscrição não garante a participação do voluntário no pleito.
Os mesários utilizarão escudo facial, máscaras com três camadas de proteção, álcool em gel e sprays para higienizar as salas de votação. É o que explica Teresa Câmara, que é Chefe da Seção de Formação e Aperfeiçoamento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e responsável pelo treinamento dos mesários no estado.
“Além dessas medidas de proteção, também não haverá biometria dos eleitores, o que deverá agilizar o tempo de votação, e o horário do pleito foi ampliado em uma hora”, completa Câmara.
“A grande preocupação da Justiça Eleitoral neste ano é em relação à saúde e a prevenção da contaminação pelo novo coronavírus. Por isso, vários protocolos serão adotados para proteger mesários e eleitores”, afirma a servidora do TRE-RN.
Essas medidas de prevenção, bem como demais orientações sobre a Eleições 2020, são explicadas no Aplicativo do Mesário, disponível para Android e iOS, onde os inscritos podem realizar o treinamento. Os mesários convocados poderão utilizar o aplicativo no dia da eleição para seguir o passo a passo e garantir a saúde dos voluntários, dos eleitores e do próprio pleito.
Benefícios de ser mesário voluntário
Aqueles que trabalham como mesário voluntário têm direito às seguintes vantagens:
– Dois dias de folga, seja no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado nas eleições;
– Para alunos de Instituições de Ensino Superior conveniadas, as horas trabalhadas contam como atividade extracurricular;
– Isenção da taxa de inscrição nos concursos públicos promovidos pelo Governo do RN (Lei nº 9643/2012), pelo Município de Natal (Lei nº 6336/2012) e pelo Município de Parnamirim (Lei nº 1.687/2014),