Natal está de “braços abertos para a alegria” no Carnaval 2025. A prefeitura programou uma grande festa nos quatro cantos da cidade, com dezenas de atrações e a expectativa de milhares de pessoas nas ruas. A abertura das festividades será realizada nesta quinta-feira (27), no Baile de Máscaras, no Largo do Atheneu, com Grafith.
No Baile o prefeito de Natal, Paulinho Freire, cumprindo a tradição carnavalesca, vai entregar as chaves da cidade ao Rei Momo e a Rainha do Carnaval natalense. Os shows começam, às 18h, com o Frevo do Chico, seguido por Afrobeat e Grafith, fechando a noite.
A “Folia de Momo” tem programação marcada para os palcos montados nos polos, mas também acontece pelas ruas da cidade com blocos, troças, pranchões e trios. Para isso, a prefeitura de Natal está montando uma grande estrutura que envolve segurança, saúde, limpeza, cultura e várias outras ações da gestão.
Na sexta-feira (28), primeiro dia do calendário carnavalesco, a festa terá espaço para os foliões em dois pontos na Zona Norte. No estacionamento do Ginásio Nélio Dias, a partir das 18h30, iniciam as apresentações da Banda Preta, Raí, Jeff Costa e Ricardo Chaves. Na Redinha, na Praça do Cruzeiro, às 20h, acontece o show de Raphael Almeida e Molekes em Casa.
Na Zona Sul, na Praça do Gringos, a festa começa à partir das 18h com Cavaleiros do Forró, Ricardo Chaves, Fabinho Miranda e Som e Balanço. Na Zola Leste, no Largo Atheneu, tem Orquestra de Frevo, começando às 18h30, e Dani Cruz. No polo Zona Leste, no Centro Histórico, no Beco da Lama tem Papel Gomes e Orquestra, a partir das 17h.
O fim de semana de Carnaval promete ainda mais alegria pelas ruas da capital potiguar. No sábado (1), no Polo Zona Norte, na Redinha o “chão vai tremer”. A Avenida da Alegria tem Trio Elétrico arrastando a massa desde às 14h, na Avenida Tenente Everaldo Borges de Moura, sob o comando de Ricardo Chaves e Capilé. No palco do ginásio Nélio Dias, estão na programação Grafith, Pimenta Nativa, Gianini Alencar e Ramon Rodney, que encerra festa.
Ainda no sábado, o palco da Praça do Gringos terá uma noite com a mistura do balanço do Psirico, a tradição de Alceu Valença, a animação de Skarimbó e o samba/choro do Rosas na Cartola. No Largo do Atheneu a animação fica por conta da Banda Dubê e Orquestra de Frevo que abre o palco.
Tem muito agito também nas praças. Na Praça do Cruzeiro tem Ramon Rodney, às 20h. Na Praça 7 de setembro, a galera se junta para o Carnarap com shows à partir das 16h. Comandam o som DJ Nigga Boy, Kung Fu e Batalha da Coruja, Thyore convida Ale Du Black, Xileno e JVNB, Amém Ore convida Cafuzo da Baixada, Pretta Soul convida Sister Mika Black e Tiquinha Rodrigues, Rapadura convida DJ ALF e DuSouto convida Dona Liberdade. No Beco da Lama é dia de Dom Cardoso e orquestra de frevo (17h).
No domingo (2), será a vez da Praia do Meio iniciar a movimentação logo às 10h com o Pranchão, sob a “batuta” de Litto Lins seguido de Soanata. O palco do Ginásio Nélio Dias abre para folia às 18h30, com Dirrocha. Na sequência se apresentam Márcia Felipe, Gabriel de Pádua e Banda Vip.
Antes disso, os foliões da Zona Norte têm encontro marcado na Avenida da Alegria, a partir das 14h, com o trio elétrico de Capilé e às 16h com Tony Salles. A Praça do Cruzeiro, na Redinha, ouve os acordes, às 17h, com Gami Batuque, seguido por Samba Real.
Ainda na Zona Norte, o domingo vai levar os foliões para as ruas no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. O Pranchão começa o balanço às 16h, com Circuito Musical. Depois tocam Vall Vallin e Guga Playboy.
No palco da Praça do Gringos, é dia de “sair do chão” a partir das 18h30, com Tornando Samba, Pedro Luccas, Zé Vaqueiro e Nuzio Medeiros. No Largo do Atheneu tem a Banda Lavine com Orquestra de Frevo abrindo o show.
Já na praça 7 de Setembro, tem DJ Samir e ainda o tradicional e irreverente Desfile das Kengas. O local ainda recebe a Orquestra do Papão convida Will, Potyguara Bardo e Orquestra Greiosa e Felipe Cordeiro. Os shows começam às 16h. No Beco da Lama a programação tem continuidade com Orquestra a partir das 17h e depois a Carmem Pradella.
A segunda-feira (3) de reinado Momesco tem Tatau, Cia do Pagode, Priscila Freire e Luzinho Nobre, que abre o palco da Praça do Gringos, a partir das 18h30. O ex-Araketu encerra a festa. No mesmo horário, Pagode do Coxa abre os shows no Nélio Dias. Cavaleiros do Forró fecha a festa, que ainda contará com apresentação de Léo Patrício e Lambasaia.
Para os foliões cairem no frevo, a Prefeitura de Natal programou show de Bira Santos às 17h, na Praça do Cruzeiro. Às 20h tem Magna Fuá, no mesmo local. O trio com Capilé e a presença de Xand Harmonia levam o povão para a Avenida da Alegria, na Redinha, às 14h. Já a festa no bairro de Nossa Senhora da Apresentação tem Sergynho Pimenta, Pegada do Coyote e Rafinha. As apresentações acontecem no Pranchão com início às 16h. No Largo do Atheneu é dia de Fobica do Jubila. A orquestra abre o show às 18h30.
O “Transfolia”, na Praça 7 de Setembro, tem shows começando às 18h. Jennify C. convida Caxistranha, DJ Zittur anima o concurso de Danças Carnavalescas, Vic Kabulosa convida Elias D’Castro e a Majestade 2025, Ale Du Black convida Geisla Blanco e Tai Ma House convida Sun Clláire dão o tom musical no local. Já no Beco da Lama tem orquestra e Chama Musical.
A terça-feira (4) do Carnaval chega de braços abertos para a Folia em Natal e deixando um gosto de saudade, mas trazendo muita festa para os foliões manterem o pique. A Praia do Meio recebe o Pranchão a partir das 10h com Sergynho Pimenta abrindo os shows, seguido por Gasparzinho. Na Redinha, a Avenida da Alegria, volta a contar com energia de Capilé, no trio Elétrico. Depois tem Banda Cheiro cantando seus eternos sucessos. O show começa às 14h.
A terça-feira também é o dia do Galo dos Perturbados levar animação e ousadia para a Praça 7 de Setembro, que conta com apresentações de Dodora Cardoso, Thábata Medeiros, Jaina Elne e Ramon Rodney. O palco abre os trabalhos às 17h. No mesmo horário tem orquestra e Kanelinha, no Beco da Lama.
No polo Zona Sul Sueldo Soares fecha a festa na Praça do Gringos. Mas, antes tem a alegria de Sergynho Pimenta, Henry Freitas e Ribeira Boêmia, que abre a folia às 18h30. No Largo Atheneu a programação de despedida começa às 18h30 com orquestra de frevo, seguida pelo cantor Alan Persa, que sobe ao palco às 20h30.
No polo Zona Norte, no ginásio Nélio Dias, é a vez de Henry Freitas ser a atração principal. Antes dele, tocam Avine Vine, Raynel Guedes e Pedro Lyan. O último show começa 0h30 e o primeiro está marcado para às 18h30. Próximo de lá, na Praia da Redinha, na praça do Cruzeiro, tem a Banda Lavine começando às 20h.
Para aqueles que ainda têm pique e querem manter a tradição, a quarta-feira de cinzas (5) ainda é dia de folia em Natal. Na Redinha tem o Bloco Baiacú na Vara com Tony Farra, no Pranchão, às-11h30. Mas, bem antes disso, às 7h30, João Mendonça acorda turistas, veranistas e moradores da praia com muita música e energia, seguido por Debinha Ramos, Pagode da Limpeza (com a tradicional turma que realizou a operação de limpeza pública no Carnaval), Gasparzinho e a banda A Pegada.
Se engana quem pensa que o carnaval de Natal acabou! Nos dias 7 e 8 de março (sexta-feira e sábado pós-folia), será a vez das Escolas de Samba da cidade mostrarem toda sua criatividade e ritmo na Passarela do Samba, no bairro da Ribeira, zona leste da capital.