Em noite de celebração ao Dia do Advogado, nessa quarta-feira (11/08), o Renova OAB lançou oficialmente seu movimento em evento presencial no Tirol Way, com impacto nas redes sociais, através da difusão de seus materiais. Além da palestra “Reinvenção da Advocacia na Pandemia”, proferida pela diretora de Direito Digital da ABA Natal (Associação Brasileira de Advogados), Priscilla Matsushita, um de seu representantes, o advogado Hagaemerson Magno, em discurso emocionado, convidou os colegas a construírem um projeto inclusivo e de ações efetivas para a defesa dos advogados.
“É com muita honra, mas acima de tudo muita responsabilidade, que trago aqui a mensagem de um movimento crescente e que já desperta muita atenção e, com certeza, surpreenderá a história dos processos eleitorais da nossa Ordem dos Advogados do Brasil, secção Rio Grande do Norte – o nosso Renova OAB. Estou aqui falando não apenas como Hagaemerson Magno. Nem tão pouco estou aqui espelhando o que pensaria apenas um pequeno grupo de advogados. Estou aqui, sim, ecoando um grito de muitos advogados que clamam, ou melhor, exigem a devida atenção, compromisso e respeito dentro da nossa Ordem”, iniciou o discurso.
O representante do movimento disse que estão nesse propósito os advogados que querem ter o direito de participar e ser representado por uma OAB sem preconceitos e discriminações, que veja as necessidades não só de uma cúpula, mas de todos que abraçam a profissão com paixão e capacidade e que não viam nas propostas apresentadas até então qualquer identificação com o desejo que têm de querer e merecer mais da entidade que deve representá-los. “São advogados igualmente merecedores de crédito e atenção! São os mais experientes que nunca foram levados em consideração, mas também os muitos jovens que trilham suas carreiras com dedicação e que já orgulham e também fazem e farão a história da advocacia potiguar”, pontuou.
Magno prosseguiu, ainda dizendo que o Renova OAB representa cada um que se sente excluído, ignorado e que sabe seu valor e sente falta de projetos que abracem verdadeiramente suas demandas, como as atuais que foram negligenciadas pelos que deveriam representa-los, como a omissão na defesa das prerrogativas advocatícias e na busca de soluções para a queda de receita de escritórios e abandono da profissão nesses tempos difíceis de pandemia. “É também esse olhar social, democrático e zeloso que almejamos! É esse perfil resolutivo e ao mesmo tempo participativo que exigimos! E sim, esse projeto existe! Sim, esse projeto não pode ser desmerecido! Sim, estamos aqui para afirmar e difundir com muita coragem e emoção que esse projeto pode e vai dar certo! Aliás, já está dando! Porque, sim, existem cada vez mais advogados aqui de Natal e da região metropolitana, assim como das cidades do interior à espera de um movimento como esse que os represente de fato e de direito”, continuou.
E, para finalizar, Hagaemerson Magno, lançou o convite: “Então, é sobre isso que estamos tratando aqui! Sobre um movimento de todos! Sobre um movimento que dialoga, que constrói a várias mãos e mentes! De um movimento que não acha audacioso ou impossível retirar velhos nomes do poder. Sabem por que? Porque sabemos o grande valor deste projeto que queremos oferecer! O Renova OAB tem um projeto diferente de todos os demais! Aliás, é o único que tem acessibilidade na sua construção! Todos podem vir para somar, para contribuir e ser a cara e a voz dessa nova OAB que merecemos! E aí, você está convencido de que, juntos, podemos construir o projeto que você sempre quis? Se sim, não perca tempo! Junte-se a nós! Vamos viabilizar essa chapa e difundir por todo o território potiguar que a OAB será de todos! Mas se caso ainda não, venha mesmo assim! Aqui é palco de diálogo, de consenso, de união de propósitos em prol do coletivo advocatício, mas também de investimento no protagonismo que podemos e devemos ter na construção de uma sociedade melhor, mais justa e mais humana”, encerrou.