Há pelo menos cinco anos, o Brasil luta para vencer os efeitos da grave crise econômica que afetou todos os setores da economia do país. O mercado de trabalho sofreu um forte impacto nesse período de baixa. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seguindo os parâmetros da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o índice de desempregados da nação é de 12,6 milhões de pessoas. No Rio Grande do Norte, o levantamento apontou que há cerca de 500 mil desempregados. Nesse cenário de dificuldades, a única forma de se inserir no mundo do trabalho é se qualificar. Em Natal, a população economicamente ativa tem boas opções para buscar agregar valor às habilidades profissionais e obter mais chances de conquistar alguma ocupação.
O programa Senac Empregabilidade é uma das iniciativas mais acessíveis procuradas pela população. São 10 anos de atuação e a marca de 12 mil alunos introduzidos no mercado de trabalho, após passarem por capacitação. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomercio/RN), Marcelo Queiroz, celebra os números e destaca a importância do Senac Empregabilidade: “Temos índices expressivos com mais de 80% dos nossos alunos conseguindo uma vaga no mercado de trabalho. Esse projeto é consistente e gera um resultado bem positivo, uma vez que a maioria das relações entre funcionário e empregador são profícuas e duradouras. O nosso banco de dados conta com mais de 1.500 empresas cadastradas e nós encaminhamos mais de 1.000 alunos por mês para a absorção no mercado”, detalha ele.
Exemplos de alunos do Senac Empregabilidade que agora estão empregados com carteira assinada não faltam. O cozinheiro Matheus Kleber Nogueira é um dos egressos do programa de capacitação. Ele é enfático ao afirmar que, se não tivesse passado pelos bancos das salas de aula do Senac, seria mais um a fazer parte da grande massa de desempregados que o Brasil ainda possui. “A qualificação pela qual eu passei foi fundamental para a conquista do meu emprego. Destaco ainda a intermediação pela instituição e as empresas. Quando há a marca do Senac envolvida, já facilita muita coisa. O profissional carrega uma espécie de selo de qualidade que faz muita diferença”, aponta.
É clara a mensagem de que a qualificação é o melhor caminho para quem almeja conquistar uma vaga no concorrido e exigente mercado de trabalho atual. O programa do Senac ajuda a mostrar também que, se as pessoas saírem da inércia, mostrarem força de vontade e partirem para a ação, é possível vencer os obstáculos.