Amanhã (19), Dia de São José, o presidente Lula vem ao Rio Grande do Norte para inaugurar uma obra tão longeva quanto esperada pelos potiguares, sobretudo no Seridó.
Claro que a referência é à Barragem de Oiticica, o segundo maior reservatório hídrico do Estado, com capacidade para 742,6 milhões de metros cúbicos.
Projeto nascido há cerca de 70 anos, os potiguares precisam mesmo celebrar a conclusão e entrega da barragem, que custou quase R$ 900 milhões, vai contemplar 43 municípios seridoenses e melhorar o abastecimento de água para 330 mil pessoas.
São números grandiosos e que justificam a vinda de um presidente da República para a entrega oficial da obra.
Mas tem também o lado político da história. E a expectativa é de que Lula não deixe o evento passar em branco nessa área, dando aquela força para a governadora Fátima Bezerra (PT), que anda sofrendo com baixíssimos índices de popularidade e precisando de agenda positiva para buscar uma recuperação de imagem junto aos potiguares.
Há uma curiosidade também sobre o que Lula vai falar sobre o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, nome adotado pelo PT local para disputar o Governo do Estado no próximo ano. Os dois estiveram juntos na semana passada, em Brasília, e trataram de sucessão estadual.
Agora, é esperar pelos sinais que Lula vai emitir à classe política e aos eleitores do Rio Grande do Norte, nesta quarta (19), durante a entrega da Barragem de Oiticica.
Os sinais virão.