Lula está em pleno voo novamente.
Liberado pelos médicos após se recuperar de uma hemorragia intracraniana sofrida no fim do ano, o presidente retomou seu calendário de viagens.
Lula está em busca da popularidade perdida. Com a aprovação a seu governo em movimento de queda neste início de 2025, o petista está sendo estimulado a cumprir um roteiro de visitas e inaugurações em todo o Brasil.
Sua nova equipe de comunicação, liderada pelo ministro Sidônio Palmeira, e aliados cobram um maior contato direto do presidente com a população.
A própria governadora Fátima Bezerra (PT) deu entrevista a O Globo, semanas atrás, ecoando essa cobrança. E acrescentando que o voto maciço dos nordestinos a Lula não está garantido em 2026, como acontece historicamente.
Aparentemente, a queixa dos auxiliares e partidários de Lula surtiu efeito.
Semana passada, ele reiniciou seu plano de viagens com duas visitas, uma ao Rio de Janeiro, outra a Bahia. Outros pousos já estão previstos para as próximas semanas, em cidades como Belém, Macapá e Rio Grande (RS).
O Rio Grande do Norte também está no radar de Lula. Fátima confirmou em suas redes sociais que o presidente virá ao Estado no dia 19 de março para inaugurar a Barragem de Oiticica, no Seridó. Uma obra simbólica e muito importante para a rede hídrica do Estado. E que está marcada para o Dia de São José, tido como o padroeiro das chuvas.
Claro que não é coincidência…
É apenas uma mostra do esforço do presidente Lula, indicando que está disposto a reverter o momento político ruim. E indicando, principalmente, que está no jogo de 2026.