O Senac RN realizou na segunda-feira, 29, a solenidade de entrega de certificados para 20 jovens participantes do projeto “Juventude, Trabalho e Empreendedorismo”, no auditório do Hotel Senac Barreira Roxa. Os alunos foram beneficiados com cursos de qualificação profissional gratuitas ofertadas pela instituição nas áreas de gastronomia, empreendedorismo e cidadania.
As capacitações foram ofertadas por meio do projeto desenvolvido entre o Sistema Fecomércio RN, o Serviço de Assistência Rural e Urbano (SAR), o Centro Pastoral de Mãe Luíza, e o Instituto Cooperforte. A iniciativa teve como objetivo promover a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional.
Foram ofertados, entre os meses de maio a junho, os cursos gratuitos de Técnicas Básicas para Cozinheiro, Preparo de Salgados, Preparo de Bolos e Tortas, ministrados por instrutores da Escola Senac Barreira Roxa. Também foi ofertado a capacitação Atitude Empreendedora, onde os alunos aprenderam noções de gestão de negócios, vendas e precificação.
Para o diretor de Educação Profissional do Senac RN, Leandro Trigueiro, a qualificação profissional não se limita a adquirir técnicas e dominar ferramentas. “Ela desperta o potencial de cada aluno, abrindo portas para novas oportunidades e impulsionando a realização de sonhos. Além disso, ter um certificado do Senac nas mãos, com certeza se torna um diferencial”, disse.
Em quatro anos de existência, o projeto “Juventude, Trabalho e Empreendedorismo” já formou cerca de 100 jovens do bairro de Mãe Luíza. O coordenador do Serviço de Assistência Rural e Urbano (SAR), diácono Márcio Andrade, destacou a relevância do convênio na vida dos jovens atendidos.
“Essa parceria com o Senac é fundamental tanto pela história da instituição, quanto pela qualificação de excelência que ela oferece e empregabilidade que proporciona aos alunos. É uma oportunidade que possibilita aos jovens de Mãe Luiza uma nova perspectiva de vida e promovem uma transformação social na comunidade”, destacou o diácono.
A aluna Ana Maria relatou que o projeto proporcionou experiências que vão além da parte técnica. “Muitos laços de amizade foram criados e construímos um verdadeiro senso de equipe. Cada módulo do curso foi um desafio para nós, mas conseguimos chegar a fim”, disse.
Além da entrega dos certificados de conclusão, a programação da solenidade também contou com um jantar especial com cardápio e pratos elaborados pelos próprios alunos, utilizando as técnicas aprendidas nos cursos.
Também participaram da solenidade o coordenador do SAR, Jean Pierre, o presidente do Centro Pastoral de Mãe Luiza, Padre Robério Camilo, o assessor do Instituto Cooperforte, Rômulo Alves, e a gerente da Escola Barreira Roxa, Fernanda Ledebour.