Pelo menos um terço dos vereadores de Natal está prestes a aderir à temporada de troca-troca partidário. E não vão enfrentar nenhum problema com isto. Entre 7 de março e 5 de abril, a lei eleitoral permite que os parlamentares que vão concorrer no pleito de outubro possam mudar de partido sem o risco de serem punidos por infidelidade partidária.
Em matéria publicada neste fim de semana, a Tribuna do Norte apontou que ao menos 10 vereadores vão se valer da chamada janela partidária para disputar um novo mandato na Câmara Municipal de Natal.
A começar do presidente da Casa, Eriko Jácome, que está deixando o MDB de malas prontas para ingressar no PP. Também estão na lista os vereadores Kleber Fernandes, em processo de mudança do PSDB pelo Republicanos; Nina Souza, de saída do PDT para se filiar ao União Brasil; e Luciano Nascimento, ainda no PTB, mas prestes a assinar a ficha do PSD.
Há ainda os casos dos vereadores Raniere Barbosa (ex-Avante e hoje sem partido), Bispo Francisco de Assis (Republicanos), Nivaldo Bacurau (PSB), Ana Paula (Solidariedade) e Dickson Júnior (PDT), que sinalizam deixar suas legendas atuais, mas ainda não decidiram seus destinos partidários.
Nem todos têm os mesmos motivos para mudar de partido. Alguns vão se influenciar pela eleição para prefeito, como é o caso de Eriko Jácome, apoiador do seu antecessor na Casa, o hoje deputado federal Paulinho Freire (pré-candidato pelo União), e de Kleber Fernandes, que aguarda a decisão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) sobre a candidatura governista.
Mas há um ponto em comum entre todos os vereadores migrantes: a luta pela sobrevivência. Há muito cálculo político-eleitoral entre eles antes de definir o novo porto partidário. Todos se guiam pelos partidos que possuem as nominatas (como são chamadas as listas de candidatos proporcionais) mais atrativas e facilitem (ou dificultem menos) suas reeleições.
Esta é uma outra história, mas é uma das facetas que comprovam que a movimentação política já é intensa e não espera o início oficial da campanha eleitoral.