A Arquidiocese de Natal juntou todos os seis candidatos a prefeito de Natal para entregar a eles um conjunto de propostas a serem colocadas em prática na gestão que vai começar em janeiro de 2025.
Realizado na sexta-feira passada (23), na Catedral Metropolitana, o encontro foi conduzido pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso.
Dom João explicou que as proposições da Igreja priorizam as medidas de assistência social. A busca é pelo atendimento às pessoas em condição de vulnerabilidade, incluindo a parcela da população que está em situação de rua, assim como idosos e pessoas com deficiência.
Dentro das propostas defendidas pela Arquidiocese de Natal, estão também a implmentação de políticas públicas que previnam os efeitos das mudanças climáticas.
O arcebispo de Natal acrescentou que a agenda da Arquidiocese tem o propósito de valorizar o processo eleitoral e contribuir para a cidade ofereça melhores condições aos seus moradores. Aspectos urbanos que envolvam acessibilidade e mobilidade urbana também devem merecer a atenção da futura gestão da capital, anotou Dom João.
É válido, até essencial, que as instituições representativas da sociedade apresentem suas propostas aos políticos que querem gerir a cidade, o Estado ou o país. Muitas fazem isto. Nesse sentido, é muito bem-vinda a iniciativa da Arquidiocese de Natal em fazer sua parte no processo.
Aliás, a Arquidiocese vem se posicionando de maneira muito clara sobre as eleições. Dias atrás, já havia lançado uma cartilha orientando aos padres e seus membros que não tenham envolvimento com candidaturas, nem partidos durante o pleito deste ano.
Dom João Santos Cardoso explicou, no próprio encotro da sexta passada, que a missão dos padres e de outros líderes religiosos é espiritual e devotada a toda a comunidade, formada por pessoas de diversas preferências políticas. Sendo assim, as lideranças espirituais não devem assumir uma ou outra orientação partidária em detrimento de outras.
Sobre as propostas entregues pela Igreja, todos os seis concorrentes à cadeira de prefeito de Natal presentes ao encontro da última sexta se comprometeram a cumprir a agenda apresentada.
Participaram da reunião na Catedral: Carlos Eduardo (PSD), Paulinho Freire (União), Natália Bonavides (PT), Rafael Motta (Avante), Heró Bezerra (PRTB) e Nando Poeta (PSTU).
Que o vencedor (ou vencedora) dentre eles trate de cumprir com os compromissos assumidos.