Terá início hoje uma das etapas mais importantes do calendário das eleições municipais deste ano: a propaganda gratuita dos candidatos a prefeito no rádio e na TV.
Cada bloco de propaganda terá 10 minutos, sendo um à tarde e outro à noite nas TVs. Na rádio, a veiculação será pela manhã e no início da tarde. As transmissões serão diárias, entre a segunda e o sábado, até o dia 3 de outubro. Aos domingos, só serão veiculadas inserções durante a programação regular de cada canal.
Nas emissoras de rádio, o guia eleitoral até já começou. Na TV, terá seu primeiro bloco veiculado às 13 horas e o segundo, às 20h30.
À frente da coligação “Bora Natal”, Paulinho Freire (União) abre o horário eleitoral, nesta sexta (30). Seu bloco político é formado por oito partidos, o que lhe garante mais da metade de cada edição do guia eleitoral. Paulinho terá 5 minutos e 28 segundos em cada programa reservado para os candidatos.
Com quase dois minutos e meio a menos, Natália Bonavides (PT) terá o segundo maior tempo de rádio e TV, com 3 minutos e 6 segundos por edição. Ela lidera a coligação “Natal Merece Mais”, com seis partidos.
Candidato pela coligação “Natal Nosso Amor”, com seu partido (PSD) e o Democracia Cristã, o ex-prefeito Carlos Eduardo terá 1 minuto e 1 segundo. Por fim, Rafael Motta (Avante) vai ocupar os últimos 22 segundos de cada programa.
Candidatos por partidos que não tem representação no Congresso Nacional, Heró (PRTB) e Nando Poeta (PSTU) ficarão de fora da propaganda eleitoral.
Há uma corrente que minimiza a importância do horário eleitoral, diante da concorrência pesada das redes sociais, da internet e dos serviços de streaming. Ocorre que são meios eletrônicos que podem interagir. Nada impede que um programa bem feito para a TV, por exemplo, repercuta nas mídias digitais.
Então, o mais recomendável é não subestimar o alcance do horário eleitoral no rádio e na TV. Tudo vai depender da mensagem que cada candidato vai passar.
O resultado vai poder ser conferido a partir de hoje.