Não é nenhuma novidade que a eleição municipal de 2024 é uma antessala da que vai eleger presidente, governadores e parlamentares em 2026.
Os políticos fazem cálculos e tomam decisões políticas visando a bons resultados nas urnas. É normal e legítimo que seja assim.
É uma rotina que se repete agora, por exemplo, no quadro eleitoral em Natal. E veio mais uma vez à tona, a partir do anúncio feito pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) em apoio ao pré-candidato Paulinho Freire (União).
O assunto foi prontamente abordado pela imprensa, e Paulinho acenou com a proposta das forças reunidas este ano repetirem a coligação também em 2026.
O deputado federal e postulante ao Palácio Felipe Camarão não escondeu que o objetivo é vencer as eleições deste ano e fazer com que o grupo chegue forte a 2026. “Somos políticos e vamos ser políticos toda hora”, resumiu Paulinho, na coletiva da confirmação de Álvaro Dias em seu palanque.
O grupo apoiador de Paulinho Freire tem diversas lideranças com objetivos traçados para as eleições gerais que acontecerão daqui a dois anos. A começar do prefeito Álvaro Dias, mas passando também pelos senadores Rogério Marinho (PL), Styvenson Valentim (Podemos) e pelo deputado federal João Maia (PP). Todos com planos de conquistar um cargo majoritário, nas eleições para governador e senador.
É bem verdade que ainda falta muito tempo até lá, e que 2026 passa necessariamente por 2024. Mas todos já estão de olho no futuro. E dando passos na direção desse futuro desde já. Se os passos serão convergentes, é ainda mais cedo para saber.