Mesmo em recesso, a Assembleia Legislativa tem um acontecimento importante marcado para esta terça-feira (16). O deputado estadual George Soares (PV) vai renunciar ao mandato, deixando a Casa para assumir a função de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Ele foi o mais votado pelos seus pares na acirrada eleição contra o deputado Gustavo Carvalho (PSDB), no fim do mês passado, e vai trocar o plenário legislativo pelo da Corte de Contas.
A troca vai ser rápida, pois a posse de George no TCE já está confirmada para amanhã (17) pela manhã, na sede do Tribunal.
George Soares vai assumir no TCE a cadeira antes ocupada pelo conselheiro Tarcísio Costa, que se aposentou em maio passado, ao completar 75 anos de idade. Se permanecer até a aposentadoria compulsória, George vai passar quase 30 anos atuando no Tribunal.
O deputado será mais um representante da ALRN na Corte de Contas, percorrendo o mesmo caminho já trilhado por Poti Júnior, hoje também com assento no TCE. A Constituição Estadual estabelece que quatro das sete vagas de conselheiro do Tribunal de Contas sejam escolhidas pelo Poder Legislativo, ocorrendo nova indicação sempre que houver vacância.
Nascido em Natal, George Soares tem base política em Assu, onde sua família tem forte atuação. Ele é irmão do atual prefeito do município, Gustavo Soares, e filho de Ronaldo Soares, que também já foi deputado estadual. Ele vinha exercendo seu quarto mandato consecutivo na ALRN.
Agora, vai deixar o mandato parlamentar e será substituído pelo seu suplente, Vivaldo Costa (PV).
Um capítulo se fecha e outro se abre.