O Diário Oficial do Estado, como se diz no jargão político, anda falando. E falou nesta terça (19) com alterações da governadora Fátima Bezerra (PT) em alguns órgãos do Governo.
A principal delas e a que chamou mais atenção foi a saída do diretor-geral do Detran, Jonielson Pereira. Isto porque Jonielson foi indicado pelo ex-deputado federal Rafael Motta (PSB). O ex-deputado está em rota de afastamento com Fátima desde que se tornou secretário de Esporte e Lazer de Natal, nomeado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos).
Quem ficou com a cadeira no comando do Detran, até então reservada para Rafael Motta, foi Hugo Leonardo da Silva Araújo, por indicação do deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB).
Hugo Araújo que, por sua vez, estava no Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) e abriu vaga para a chegada de João Henrique Maia de Farias, nomeação atribuída ao deputado estadual Ivanilson Oliveira (União Brasil). O que até chama a atenção, já que Ivanilson integra a bancada independente na Assembleia.
Apesar de Fátima tê-lo retirado do Detran, Jonielson Pereira não saiu do Governo. Ele foi deslocado para o cargo de diretor técnico do Idema, que estava vago desde a nomeação de Werner Farkatt para diretor-geral do órgão ambiental.
Fátima Bezerra promove, assim, uma ciranda de cadeiras e de nomes com alguns significados políticos. Além de tirar espaço de Rafael Motta, está prestigiando os aliados mais fiéis, como o deputado Kleber Rodrigues.
Acaba, também, por chamar a atenção para a situação de outros aliados. Como o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado. Um dos líderes do PSD no Rio Grande do Norte, Jaime está se movimentando em direção política oposta à da governadora.
Está, por exemplo, organizando candidaturas contra o PT em cidades importantes como Natal, Mossoró, Parnamirim, Pau dos Ferros e em São Gonçalo do Amarante — onde, aliás, Jaime Calado é cotado para disputar a Prefeitura contra o atual mandatário do município, Eraldo Paiva, que é do PT.
Até segunda ordem, Jaime vai comandando a Sedec. Calado sobre o tema, na medida do possível e em fina sintonia com o seu sobrenome.