Em discurso que durou quase uma hora e 15 minutos, a governadora Fátima Bezerra (PT) levou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (5), um ambicioso plano de metas.
Na verdade, um pacotão de projetos e investimentos apresentado durante sua mensagem anual, na sessão solene que abriu o ano legislativo da Casa. Alguns dos projetos já são até conhecidos da população.
Neste grupo, está a efetivação de ações por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Muitas delas fazem parte de um conjunto de investimentos já expostos publicamente e que serão assumidos pela Caern, por meio de um contrato com o BNDES.
A meta desse contrato é ampliar o saneamento do Estado nos próximos anos. O Governo espera atrair R$ 3,2 bilhões em recursos para elevar a rede de saneamento em 48 municípios potiguares, a partir de 2025.
A governadora também reiterou aos deputados outros compromissos já anunciados anteriormente. Caso da duplicação da estrada para Pipa, há anos reclamada por turistas e por operadores do setor. Na mensagem desta segunda, Fátima acenou com a possibilidade de uma PPP também para este projeto.
Ainda no seu pronunciamento, a governadora destacou a Segurança Pública como prioridade de sua gestão. Ações como a construção da “Cidade da Polícia Civil”, que vai concentrar a sede administrativa e unidades da corporação, e a construção de novas unidades prisionais, como um novo pavilhão no Complexo de Alcaçuz, foram ressaltadas na mensagem.
Fátima Bezerra elencou ainda metas para a Educação, área que recebe muitas críticas em seu governo. Diante dos deputados, ela se comprometeu a entregar, até julho deste ano, 10 unidades de Institutos Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica (IERNs), uma bandeira de sua campanha.
Ela assegurou ainda que colocará em funcionamento, já em maio próximos, os IERNs de oito cidades: Natal, Campo Grande, Umarizal, São Miguel, Tangará, Touros, Alexandria e Jardim de Piranhas.
Outras áreas também fizeram parte da mensagem da governadora, como saúde, energias renováveis, agricultura e cultura.
É grande a lista dos investimentos e dos projetos relacionados por Fátima Bezerra em sua participação na sessão especial da Assembleia Legislativa.
Como se disse aqui no início, são metas ambiciosas para conclusão até o fim do mandato, em abril ou dezembro de 2026, a depender dos planos eleitorais da governadora.