Uma semana depois de sua posse, o prefeito de Natal, Paulinho Freire, reuniu todo o seu Secretariado. O propósito foi estabelecer metas e identificar os gargalos administrativos da Prefeitura.
Ele anunciou que está elaborando um plano de ações para os primeiros 120 dias da sua gestão. Mas adiantou algumas medidas que farão parte desse plano.
Uma delas é o fim dos sorteios para matrículas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), um compromisso da sua campanha.
Mas ele também enfatizou aos secretários a necessidade de promover cortes nos gastos de cada pasta. E estipulou que essa redução seja de, no mínimo, 20%. Paulinho Freire determinou que as secretarias deem atenção especial à revisão de contratos de terceirização, aluguéis, fornecedores e despesas não essenciais.
A prioridade, disse o prefeito, é dar à Prefeitura mais capacidade de investimento e de reunir recursos para cumprir os compromissos com servidores e fornecedores. A meta é obter uma economia de até R$ 6 milhões mensais com as medidas de austeridade.
O chefe do Executivo natalense também adiantou que vai adotar iniciativas que promovam a modernização e melhoria dos serviços. Neste ponto, anunciou a meta de abolir o uso de papel na burocracia da Prefeitura. Paulinho ressaltou ainda que vai cumprir o plano de governo que apresentou no período eleitoral.
Por fim, Paulinho recomendou aos auxiliares a elaboração de uma agenda de visitas e inaugurações de obras para o primeiro semestre.
Ele encerrou o encontro com secretários deixando o seguinte recado: “Estarei atento e vou cobrar resultados de todos”.