A Assembleia Legislativa confirmou nesta quarta-feira (13), em plenário, o que já estava articulado: a reedição da vitória que garantiu mais um período do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) na presidência da Casa. O seu sexto consecutivo.
A vitória se deu por unanimidade, com o voto dos 20 deputados presentes à sessão garantidos para a chapa única formada. Apenas quatro parlamentares faltaram à votação: Coronel Azevedo (PL), Galeno Torquato (PSDB), Kleber Rodrigues (PSDB) e Neilton Diógenes (PL).
A futura mesa diretora ficará no comando da ALRN pelo próximo biênio (2025/2026), iniciando esse ciclo em fevereiro que vem. Sua composição será a mesma que ficou definida na votação realizada em fevereiro do ano passado e que acabou na mira do Supremo Tribunal Federal (STF).
Somente uma modificação foi feita entre uma votação e outra: George Soares, que deixou de ser deputado estadual em julho passado para virar conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), havia sido eleito como segundo presidente. O posto agora ficará com a deputada Eudiane Macedo, como representante do PV, partido indicado para a cadeira, dentro do acordo feito para a eleição.
A mesa diretora eleita nesta quarta ficará, portanto, com a seguinte composição:
Presidente: Ezequiel Ferreira (PSDB)
1º Vice-presidente: Kleber Rodrigues (PSDB)
2º Vice-presidente: Eudiane Macedo (PV)
1º Secretário Tomba Farias (PSDB)
2º Secretário: Galeno Torquato (PSDB)
3º Secretário: Francisco do PT
4° Secretária: Terezinha Maia (PL)
Com a nova vitória obtida em plenário, Ezequiel Ferreira vai acumular o seu sexto mandato consecutivo à frente da Assembleia. É o presidente mais longevo no cargo. Desde 2015, o presidente vem renovando seus ciclos, sem interrupção.
Serão, portanto, 12 anos comandando uma das cadeiras mais poderosas do Estado, ao completar o novo biênio, no início de 2027.